terça-feira, 25 de novembro de 2008

VIOLÊNCIA X FUTEBOL



CAROS AMIGOS,


Segundo notícia veiculada no site CIDADE DO FUTEBOL, a comissão de Combate e prevenção de violêcia nos estádios, pretende seguir o modelo inserido pela Federação Paulista de Futebol em território nacional.


Confiram a notícia na integra:




Comissão prevê extensão do cadastro de torcidas organizadas no país Medida já é realizada em São Paulo; intenção é responsabilizar protagonistas dos atos de violência nos estádios


Equipe Cidade do Futebol


A pauta “torcidas organizadas e violência no futebol” volta à tona no Brasil. E na última segunda-feira, em reunião para discutir sobre o tema, no Rio de Janeiro, a Comissão de Combate e Prevenção à violência nos estádios, prioridade para uma ação já delineada em território paulista: o cadastro dos associados às torcidas organizadas.


“Está sendo desenvolvido um sistema para que elas possam entrar no estádio com os seus apetrechos. Mas, para isso, elas precisam se adequar e estarem legalizadas”, explicou, em entrevista ao site Justicadesportiva.com.br, José Antonio Baeta.


Coordenador da comissão criada há mais de um ano, Baeta vislumbra a responsabilização dessas instituições com ligação aos clubes quando da ocorrência de atos de desordem nas arenas pelo país.


Membros do Ministério Público, Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ministérios dos Esportes e Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) também estiveram presentes no encontro.


“Com esse projeto, quem não estiver legalizado, poderá ser impedido de freqüentar o estádio. Além disso, uma vez que aconteçam atos de violência ou desordens generalizadas, as torcidas também poderão ser punidas, o que ainda não é possível”, completou Baeta.


Outro tema discutido na reunião foram os laudos de inspeção dos estádios. Atualmente, apenas três são utilizados, enquanto que são exigidos quatro pelas entidades internacionais. A modificação mais chamativa é a inclusão do laudo de engenharia para se medir a real capacidade dos estádios. Os outros documentos exigidos são do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Polícia Militar.


Na edição de 2008 do Estadual, a Federação Paulista de Futebol reprisou o sistema de cadastro de torcidas organizadas, grande novidade da competição um ano antes. Na medida, que foi testada, a priori, com cerca de 50 integrantes das principais torcidas dos quatro clubes grandes de São Paulo (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo), os filiados precisaram apresentar cópias do RG, do CPF e de um comprovante de residência, além de terem gravado suas vozes, imagens e impressões digitais – nos estádios, ficam localizados em um espaço específico.

FONTE: CIDADE DO FUTEBOL



LINK DO ARTIGO:
http://www.cidadedofutebol.com.br/Cidade/Site/Artigo/Materia.aspx?IdArtigo=10347


CIDADE DO FUTEBOL


FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL


INFORMAÇÕES SOBRE PROJETO DA FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL


Nenhum comentário: