domingo, 2 de novembro de 2008

CONGRESSO MUNDIAL DE ESPORTES PARA TODOS - OLIMPÍADAS ESCOLARES 2008


CAROS AMIGOS,

Segundo nota divulgada pelo COB (COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO), o projeto das OLIMPÍADAS ESCOLARES será apresentado no CONGRESSO MUNDIAL DE ESPORTES PARA TODOS na Malásia, realizado entre os dias 03 e 06 deste mês.


Confiram a nota veiculada no site do COB:

PROJETO DAS OLIMPÍADAS ESCOLARES SERÁ APRESENTADO NO CONGRESSO MUNDIAL ESPORTE PARA TODOS, NA MALÁSIA

As Olimpíadas Escolares, principal iniciativa para a disseminação do esporte de base no Brasil, serão um dos projetos apresentados no XII Congresso Mundial Esporte para Todos (Sport for All), com chancela do Comitê Olímpico Internacional (COI), entre os dias 3 e 6 de novembro, em Kuala Lumpur, na Malásia. O projeto do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que conta com a parceria do Ministério do Esporte, foi selecionado entre diversos outros programas sócio-esportivos de Comitê Olímpicos Nacionais de todo o mundo. O diretor geral das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner, gerente geral de eventos do COB, e Patrícia Kowalewski, supervisora de eventos do COB, viajam nesta sexta-feira, dia 31, para a capital da Malásia. Em Kuala Lampur, os membros do COB apresentarão, no dia 4, os conceitos do maior evento esportivo estudantil brasileiro e assistirão a projetos de outras nações até o encerramento do congresso.

"Para mim, como professor, é uma grande honra poder compartilhar experiências positivas com representantes de outras nações. As Olimpíadas Escolares são o exemplo de uma iniciativa brasileira bem sucedida. Nelas, o Ideal Olímpico encontra mais um aliado na tarefa de promover a integração e a inclusão social. A proposta educacional também está presente no evento, seja na valorização do professor de educação física, nas atividades sócio-culturais ou na distribuição de cartilhas pedagógicas que abordam assuntos como doping, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros", avalia Edgar Hubner. "Ter sido selecionado é uma constatação de que o COB está em sintonia com a visão do COI de renovar o Movimento Olímpico incentivando cada vez mais os eventos esportivos para a juventude", completa Hubner.


Durante o evento, que acontece a cada dois anos, os representantes do COB farão a apresentação "Olimpíadas Escolares - O futuro olímpico do Brasil passa pela transformação social". Para merecer esse espaço de destaque durante o Congresso, as Olimpíadas Escolares foram inscritas e aprovadas na subcategoria "Como programas de educação física escolares podem ir de encontro às necessidades dos jovens?". Além desta subcategoria, existem outras 19, divididas em cinco categorias principais: Atividade Física para Jovens (onde se encaixa o projeto do COB); O papel do Esporte para Todos em um mundo de informação tecnológica; Esporte para todos e Justiça Social; Iniciativas do Esporte para todos para o Movimento Olímpico e esportivo. A edição anterior do evento, em 2006, também teve a presença de representantes do COB, quando o próprio Edgar Hubner e a supervisora de eventos Ana Paula Ferreira estiveram em Cuba como ouvintes.

Entre os destaques do projeto brasileiro estão temas como acomodação, instalações, alimentação, transporte e o caderno de encargos responsável por selecionar a cidade sede. Outro fator determinante para cativar a comunidade olímpica é a estrutura organizacional das Olimpíadas Escolares que une os esforços do COB, do Governo Federal, através do Ministério do Esporte e de um importante grupo de mídia, as Organizações Globo, uma fórmula inédita no âmbito internacional.

Após a apresentação no Congresso Esporte para Todos, Edgar Hubner e Patricia Kowaleski deixam a Malásia no dia 6 e desembarcam em João Pessoa, dois dias depois. Na capital paraibana, sede da etapa final das Olimpíadas Escolares 2008, de 15 a 17 anos, a disputa terá o número recorde de 3.300 participantes (2.850 atletas). O maior evento de esporte escolar do Brasil contará com representantes de 22 estados e de 825 escolas públicas e privadas. Após os 10 dias de competições em nove modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez) e intensa programação cultural paralela, entre 6 e 16 de novembro, encerra-se o primeiro Ciclo Olímpico das Olimpíadas Escolares.

Criadas em 2005, as Olimpíadas Escolares proporcionam um alto padrão de serviços (acomodações, transportes, instalações) para os participantes. O papel do professor de Educação Física também é destacado, já que a prática esportiva tem uma importante função complementar para a educação pedagógica nas escolas da rede pública e privada de todo o país.

FONTE: COB (COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO)



Nenhum comentário: