terça-feira, 4 de novembro de 2008

PAPO ESPORTIVO COM GILDO GUGLIANO JÚNIOR


CAROS AMIGOS,

Nesta última segunda-feira, dia 03/11/2008 entramos em contato com GILDO GUGLIANO JÚNIOR e conseguimos uma entrevista para o quadro PAPO ESPORTIVO.


Para quem não tem conhecimento, o quadro “PAPO ESPORTIVO” foi criado para proporcionar aos interessados, informações sobre a prática da Administração Esportiva, aumentar os conhecimentos e dar suporte para estudos em Gestão Esportiva e o mercado esportivo. É um quadro de entrevistas com gestores esportivos, técnicos, professores, jornalistas, advogados do esporte, atletas e ex-atletas, enfim, inúmeros profissionais que vivem diariamente o mundo esportivo. Através das entrevistas com profissionais que atuam em setores de diferentes esportes pretende-se traçar e/ou entender melhor os modelos de gestão aplicados na prática.


GILDO é o Coordenador do I SIMPÓSIO DE NEGÓCIOS DO ESPORTE que irá ocorrer no dia 11 de Novembro na ESCOLA SUPERIOR DO ESPORTE.


Este projeto está associado a IV OLIMPÍADA SÃO MARCOS e terá como tema central a realização da Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil. O principal objetivo é mostrar, sob vários aspectos, o modo como a mais importante competição de futebol deve influenciar todas as pessoas. O Simpósio conta com a parceria da Fundação Cafu – alimentando sonhos.


GILDO foi aluno da ESCOLA SUPERIOR DO ESPORTE, atua como diretor de planejamento esportivo e hoje ministra aulas sobre EMPREENDEDORISMO para futuros gestores do esporte.


Além de ser um entusiasta do mundo esportivo, é uma pessoa séria e possui uma forte capacidade de influenciar pessoas.


Confiram o que GILDO GUGLIANO JUNIOR tem a nos dizer:


1. VIVENDO O ESPORTE - Qual sua relação com o mundo dos esportes e o que o levou a trabalhar no mercado esportivo?

GILDO GUGLIANO Eu sempre fui fã de esportes. A visão de torcedor, porém, começou a me incomodar, pois não entendia como um negócio tão atrativo era tão mal gerido. O curso de Gestão de Esporte deu base para minha inserção nessa área. Hoje entendo o que acontece, e espero poder contribuir um pouco para um maior desenvolvimento do esporte brasileiro. Em resumo, uni minha paixão anterior com a razão, obtida no curso superior específico. Essa combinação se faz necessária. Já fui diretor do Cascavel Clube Recreativo e atualmente trabalho na FM SPORTS (empresa de Gestão e Consultoria Esportiva do Fábio Mello), na área de planejamento, que tem como unidades de negócios a “Fechando o Gol”, Academia de Goleiros do Zetti, Amigos do Caio, é um jogo comemorativo comandado por Caio Ribeiro (comentarista da Globo), representação de atletas e Projeto CEFAF (Centro de Excelência de formação de atletas de futebol). Também sou professor da Escola Superior do Esporte.

2. VIVENDO O ESPORTE – Qual sua visão sobre a realização de um grande evento como a Copa do Mundo de futebol no Brasil?

GILDO GUGLIANO Acredito que será uma grande chance para alavancar o esporte brasileiro. Uma vez que toda a estrutura, a ser construída ou adaptada para esse evento de grande importância, ficará de herança, acredito que esse legado a ser deixado trará grandes benefícios. Obviamente para o recebermos, todas as áreas serão afetadas positivamente, ou seja, haverá um envolvimento multidisciplinar de diversos ramos de negócios, desde turismo, comunicação, transportes até a construção de arenas, por isso acredito que muito trabalho será ofertado no mercado brasileiro.

3. VIVENDO O ESPORTE – Como surgiu a idéia de organizar um evento voltado à discussão sobre a copa do mundo de 2014?

GILDO GUGLIANO Surgiu naturalmente, pois o potencial do evento não causa grandes dúvidas. Acredito que muitas pessoas serão beneficiadas, basta, para isso, estarem preparadas para as oportunidades que se apresentarão. Chegou a hora de ativarmos negócios latentes da área esportiva brasileira. Um outro aspecto foi o de tentar amenizar o pessimismo de algumas pessoas, que visualizam a Copa do Mundo apenas como uma chance para desvios de verbas. Acredito que há muito mais motivos para sermos otimistas do que para sermos pessimistas.


4. VIVENDO O ESPORTE – Qual sua visão em relação ao mercado esportivo Brasileiro? O que você diria às pessoas que pretendem trabalhar no mercado esportivo?

GILDO GUGLIANO – Acredito que é um mercado ainda tímido e com grande potencial a ser explorado. A grandeza do Brasil é suficiente para justificar tal afirmativa. Vejo o esporte como um negócio multidisciplinar, como já havia dito, que vai muito além de um jogo, pois os bastidores são celeiros de oportunidades. As pessoas que pretendem a inserção no mercado esportivo não precisam desviar muito sua inclinação profissional, apenas adaptá-la à realidade do esporte, atender às necessidades deste mercado, através de inovações e empreendedorismo. Há cursos que comprovam essa realidade e formam especialistas no esporte, tais como na área administrativa, marketing, direito, medicina, entre outros. O esporte brasileiro é uma grande área de atuação, porém, somente as pessoas competentes se destacarão.




I SIMPÓSIO DE NEGÓCIOS DO ESPORTE

SERVIÇO:


Data: 11 de novembro de 2008.
Horário: 19 horas.
Local: Auditório do prédio Santa Paulina - Rua Padre Marchetti, 235 Ipiranga.

INSCRIÇÕES:
Para participar do Simpósio basta levar um brinquedo a Coordenação do curso de Gestão do Esporte (O brinquedo será doado à FUNDAÇÃO CAFU)
PALESTRANTES:


Luiz Felipe Santoro
Advogado do Corinthians e presidente do IBDD(Instituo Brasileiro de Direito Desportivo);

Mauzler Paulinetti
Assessor do vereador e ex–judoca Aurélio Miguel, presidente do SEADESP e da UFEESP;

Acaz Fellegger
Assessor do técnico Luiz Felipe Scolari (pentacampeão mundial com o Brasil e técnico do Chelsea FC) e do zagueiro Roque Jr.(recentemente contratado pelo Palmeiras), dono da Fellegger Assessoria;

João Paulo de Jesus Lopes
Assessor especial da Presidência do São Paulo Futebol Clube;

André Rizek
Jornalista, repórter especial da revista PLACAR e comentarista do SPORTV, responsável pelas 22 edições do JORNAL PLACAR a ser lançado em novembro.

2 comentários:

kah spalding disse...

Excelente a entrevista, guga!
Parabéns pelo site, ótima iniciativa!

Beijos!

KFUTURE SPORTS disse...

Esse é o Gildo! Excelente entrevista.

Gustavo parabéns pelo blog, está excelente. Estarei postando o endereço no meu blog: www.gestaodeesporteseventos.blogspot.com

Abraços

Karl Pinheyro