terça-feira, 25 de novembro de 2008

GERANDO RECEITAS - MODELOS DE RELACIONAMENTO E MARKETING

CAROS AMIGOS,

Ter um projeto para captação de torcedores é um dos modelos de geração de receitas pouco explorado e mal administrado em nosso país. Salvo excessões, algumas entidades clubísticas do setor futebolístico tem desenvolvido seus projetos de sócio-torcedor e de expansão de suas marcas com certo destaque.


Confiram artigo publicado pelos site CIDADE DO FUTEBOL:



Construindo canais de relacionamento entre clubes e seus torcedores pelo mundo
Consulados, embaixadas, casas e peñas são algumas das denominações que fazem alusão à representação “diplomática” oficial que aproxima as entidades de sua base de seguidores



Rodrigo Barp*

Muitos clubes de futebol ainda não sabem explorar ao máximo seus canais de relacionamento com a base de torcedores e fãs. Mesmo porque não sabem sequer onde estão e quem são eles por meio de pesquisas e formação de banco de dados. Entretanto, algumas iniciativas interessantes e, algumas delas, já bastante consolidadas, podem servir como exemplo ilustrativo da atenção dedicada ao contato entre clube–torcedores, como importante meio de comunicação e marketing.


O S.C Internacional-RS, há anos, desenvolve seu programa de desenvolvimento dos “Consulados”. Para que se tenha idéia da importância desta política na gestão do relacionamento clube–torcedor, existe um menu exclusivo na página principal do site oficial do clube, na qual encontram-se informações sobre estatutos, regimentos e como fundar um consulado, bem como uma lista de cidades e países onde atualmente existem essas representações oficiais.


Cabe, abaixo, destacar sua definição: “Os Consulados constituem-se em representações dos associados do Clube de determinada localidade ou região, sendo canal de comunicação com seus integrantes."


Têm a finalidade de incentivar campanhas sociais, promover e angariar receitas e novos associados.”Ainda, suas principais funções:


- Incentivar campanhas sociais e participar, em nome do clube, de promoções, junto a entidades assistenciais;
- Promover campanhas de novos associados;
- Realizar promoções e eventos no município, bairro da capital ou região;
- Estimular a aproximação entre a Comunidade Colorada e os órgãos do clube;
- Zelar pela imagem e pelo bom nome do clube;
- Criar, organizar e manter atualizado o cadastro de torcedores colorados no consulado; - Organizar excursões e viagens, para assistir a jogos do Sport Club Internacional, no Beira-Rio e outras cidades;
- Indicar atletas de qualquer modalidade esportiva de interesse do clube.


No Rio Grande do Sul, a rivalidade e “concorrência” nesta atividade também ocorrem. Cumpre destacar o programa do “Cônsul Escolar” do Grêmio FBPA, cujas linhas gerais, extraídas do site oficial do clube gaúcho, determinam: “Seja um Cônsul Escolar do Grêmio representando oficialmente o Tricolor dentro da sua escola.


O escolhido também será o legítimo representante dos estudantes gremistas da escola junto ao Clube. Deverá ser escolhido dentre os alunos com reconhecida identificação com o Grêmio e que exerça forte liderança dentro do grupo de colegas.


O Cônsul Escolar terá a missão de mobilizar os gremistas da escola através de organização de eventos, festas, encontros de gremistas, ou como ele achar melhor. Ele ainda irá receber a carteirinha de Cônsul assinada pelo Presidente”.


O Figueirense-SC também desenvolve um programa bastante semelhante aos dos clubes gaúchos: “Dentro do conjunto de ações que ensejam a difusão do nome e da marca ‘Figueirense’ nos âmbitos estadual, nacional e internacional, o projeto tem o primordial objetivo de estabelecer a ligação do Figueirense Futebol Clube com as diferentes regiões do Estado de Santa Catarina, por meio da consolidação de pontos focais do Clube junto aos 293 municípios catarinenses, bem como através de representações em outros estados e países.


Ao fincar sua bandeira em cada um dos municípios catarinenses e nestes difundir o seu nome, marca, história, projetos e realizações, o Figueirense demonstra seu firme propósito de inserir-se entre as preferências do torcedor catarinense, sendo reconhecido como uma instituição esportiva de âmbito estadual”.


Dentre as competências do consulado, destacam-se: “Propor e esforçar-se pela viabilização de parcerias de natureza esportiva, social e comercial de interesse do Club; Difundir campanhas promovidas pelo Clube, destinadas à captação de novos associados”.

O FC Porto, de Portugal, criou a “Casa do Porto”, também com caráter de representação oficial dos interesses do clube. Até o Brasil já possui algumas unidades que, em breve, deverão receber maior atenção e apoio visando à reestruturação e expansão das atividades.

A maioria dos clubes espanhóis, em especial Barcelona e Real Madrid, fomentam a criação e expansão das “peñas”, cuja lista é vastíssima e se espalham por todo o mundo, realizando encontros anuais em suas cidades-sede. São entidades afiliadas ao clube e reconhecidas oficialmente por ele, tendo status de representação “diplomática” para tratar dos temas atinentes aos seus interesses desportivos, culturais e sociais essencialmente.

O clube argentino River Plate, dentro de sua política de valorização e expansão da marca ao redor do mundo, conta com a participação de jogadores formados em suas categorias de base para atuarem como seus embaixadores oficiais.

Atualmente, destacam-se, dentre eles: Hernán Crespo, Santiago Solari, Pablo Aimar, Javier Saviola, Maxi Lopez, Andrés D´Alessandro, Fernando Cavenaghi, Martín Demichelis e Javier Mascherano. Além disso, possui “Embaixadas” oficiais do clube em distintos países, como Estados Unidos, Porto Rico, Alemanha, Brasil, Austrália, Israel e Espanha.

Ao se fazer um apanhado geral, composto das principais idéias existentes nos exemplos mencionados, percebe-se que os objetivos dos clubes são criar e/ou estimular unidades de contato, comunicação e representação institucional, em diferentes localidades, de forma autônoma, porém submetida à sua chancela oficial, visando estreitar os laços com sua base de torcedores, a partir da interação entre temas relacionados ao esporte, cultura e negócios.

Uma excelente estratégia de valorização da sua história, tradição, conquistas, consolidação e expansão das atividades institucionais, cuja força maior encontra-se, em suma, em sua marca.


*Advogado, Pós-Graduado em Direito e Negócios Internacionais (UFSC) e Marketing Esportivo (UNICENP), além de autodidata em Direito Desportivo. Atua nas áreas de Marketing Esportivo, Relações Internacionais e Direito Desportivo.


FONTE: CIDADE DO FUTEBOL







ARTIGO:
CIDADE DO FUTEBOL











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