terça-feira, 30 de dezembro de 2008

PREFEITURA DE SÃO PAULO QUER DATAS EXCLUSIVAS PARA PROVAS DE RUA ESTRATÉGICAS


CAROS AMIGOS,


Segundo notícia veiculada no Jornal Folha de São Paulo do dia 27 de Dezembro a Prefeitura da Cidade de São Paulo pretende eleger provas preferidas elegendo eventos "estratégicos" devido ao calendário de corridas de rua lotado. Segundo Adalberto Leister Filho, repórter que escreveu a notícia, "O organizador que ganharia novo status apóia a idéia, mas outros reclamam por não serem incluídos em lista da secretaria de esportes."


CONFIRAM A NOTÍCIA NA ÍNTEGRA:


PREOCUPADA com o calendário de provas de rua de São Paulo cada vez mais carregado, a Secretaria Municipal de Esportes quer proteger alguns eventos contra a sanha do mercado. "Estamos elaborando projetos de lei que preserva eventos estratégicos por seu valor para a cidade", afirma Solange Menzel, supervisora do núcleo de corridas de rua da secretaria.


As competições escolhidas foram a São Silvestre, que ocorre na próxima quarta, o Troféu Cidade de São Paulo, a Maratona de São Paulo e o Troféu da Independência do Brasil. Esses eventos ganhariam a exclusividade por sua tradição ou devido a serem realizados em datas cívicas importantes.


A proposta ganha apoio de algumas organizadoras. É o caso da JJS EVENTOS, que tem duas de suas provas contempladas. "Sugeri à prefeitura que, no dia em que ocorre uma prova importante, não tenham outros eventos", conta Renato José Elias, diretor da JJS EVENTOS. Devido ao acúmulo de corridas de rua no mesmo dia, a JJS teve que encolher um de seus eventos que estariam no calendário de provas estratégicas da prefeitura . Neste ano, o Troféu Independência foi realizado no mesmo dia que a Corrida Pela Paz organizada pela CORPORE.


" Em 2007, houve 5.000 inscritos. Neste ano, diminuímos para 4.000", contabiliza ele. Segundo Elias, mesmo com as provas sendo disputadas em pontos distantes - uma ocorre no Ipiranga e a outra na Marginal Pinheiros -, ambas as provas atraem o mesmo público. "São Paulo está ficando saturada de eventos. Não há para onde crescer", acredita Elias.


Nem todos, porém, concordam com a criação das provas estratégicas. "Não vou fazer lobby, mas se a prefeitura tem idéia de proteger algumas provas, deveria ouvir todos os segmentos e deixar claro os critérios adotados. Esse assunto tem que ser amplamente debatido", opina Armando Cunha, diretor-executivo da CORPORE. Cunha defende que, pelas regras da prefeitura a São Paulo Classic Troféu Zumbi dos Palmares, organizada pela CORPORE, poderia ser incluída como uma competição estratégica.


Além disso, a Meia-Maratona da CORPORE, a mais antiga da cidade, que chega a sua décima edição em abril, também poderia reinvindicar o mesmo status. "Há uma lei na cidade que diz que tem que haver uma prova com o nome de Zumbi dos Palmares todo ano. Já a nossa Meia-Maratona também é lei municipal. A CORPORE investiu muito para dar perfil internacional à prova, relata Cunha.


Para Solange a São Paulo Classic não entraria no rol da prefeitura por levar o nome da Samsung, sua patrocinadora. O mesmo critério excluiria eventos populares, como a Nike 10K e a Maratona Pão de Açúcar de revezamento. " O dia em que ela se chamar Troféu Zumbi dos Palmares estaria apta a ser prova estratégica."

FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO
CRESCE PARTICIPAÇÃO EM CORRIDAS NA CIDADE
2001
Provas - 11
Participantes - 6.000
2002
Provas - 17
Participantes - 11.000
2003
Provas - 34
Participantes - 15.000
2004
Provas - 107
Participantes - 140.000
2005
Provas - 166
Participantes - 212.000
2006
Provas - 178
Participantes - 261.000
2007
Provas - 195
Participantes - 284.000
2008
Provas - 231
Participantes - 300.000
FONTE: FEDERAÇÃO PAULISTA DE ATLETISMO

Nenhum comentário: