domingo, 14 de dezembro de 2008

PAPO ESPORTIVO COM LUIZ FELIPE GUIMARÃES SANTORO


CAROS AMIGOS,


No mês passado, no dia 11 de novembro, durante o I SIMPÓSIO DE NEGÓCIOS DO ESPORTE, realizado pela ESCOLA SUPERIOR DO ESPORTE, conversamos com LUIZ FELIPE GUIMARÃES SANTORO especialista em Direito Desportivo, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD), membro da Comissão de Direito Desportivo da OAB/SP e que advoga para o Corinthians.


SANTORO foi um dos palestrantes do Simpósio e comentou sobre a possibilidade da realização da copa do mundo de futebol em 2014 e aceitou o convite para a quinta entrevista para o quadro PAPO ESPORTIVO.


Confiram o que LUIZ SANTORO tem a nos dizer:

VIVENDO O ESPORTE - Qual sua relação com o mundo esportivo e como você começou a atuar na área do direito desportivo?
LUIZ SANTORO - Minha relação com o mundo esportivo vem de berço. Desde que me conheço por gente adoro futebol e quando fiz sete anos comecei a ir às partidas do meu time de coração e a acompanhar todos os campeonatos. Minha atuação na área esportiva começou por gosto, também. Quando eu estava na faculdade foi promulgada a Lei Zico. Como a área jurídico-desportiva ainda não tinha a dimensão que tem hoje, resolvi estudar a legislação esportiva por conta própria. Quando eu já trabalhava num dos maiores escritórios de advocacia do país foi promulgada a Lei Pelé e organizamos um grupo de estudos de Direito Desportivo para atender aos clientes do escritório que investiam e atuavam nessa área. Esse grupo de estudos acabou se tornado um departamento, fui cursar um MBA na Inglaterra e quando voltei montei meu próprio escritório de advocacia, que embora também atue em outras áreas, tem seu foco no Direito Desportivo.


VIVENDO O ESPORTE - Qual sua visão sobre o mercado esportivo brasileiro atual?
LUIZ SANTORO - Acho que o mercado esportivo brasileiro vem melhorando e evoluindo bastante. Sem dúvida o amadorismo ainda impera, mas pouco a pouco vemos a quebra de velhos paradigmas e uma busca cada vez maior por transparência, competência, honestidade e profissionalização, que não significa necessariamente transformar os clubes em empresas, mas sim administrá-los como se empresas fossem.
O futebol segue sendo o esporte que atrai mais atenções e investimentos e isso tende a permanecer assim, mas outras modalidades vem ocupando espaço cada vez maior, com uma menção especial aos chamados esportes radicais.

VIVENDO O ESPORTE - Quais as ferramentas ou projetos que você considera ideal para melhorar a prática desportiva em nosso páis na sua área de atuação?
LUIZ SANTORO - Uma alteração na legislação que corrija alguns equívocos atuais, proteja os clubes formadores e traga segurança jurídica aos investidores.


VIVENDO O ESPORTE - Qual sua visão sobre a realização de grandes eventos esportivos em nosso pais, no caso a Copa do mundo de futebol em 2014 e a possibilidade da realização da Olímpiada em 2016?
LUIZ SANTORO - Sou um entusiasta da realização de grandes eventos esportivos no Brasil, desde que as instalações sejam inteiramente bancadas pela iniciativa privada. O Governo, seja ele federal, estadual ou municipal, já deverá desempenhar um papel importantíssimo nos investimentos em infra-estrutura (transportes, segurança, saúde, etc), de modo que não se justifica investimento governamental em arenas esportivas. Se for para gastar dinheiro público com isso, melhor não sediar tais eventos. O Governo tem que investir em infra-estrutura e a iniciativa privada em arenas sustentáveis que não se tornem elefantes brancos.

VIVENDO O ESPORTE - O que você daria de dica para as pessoas que tem o interesse em trabalhar no mercado esportivo?
LUIZ SANTORO - Que saibam perfeitamente o que querem fazer, tenham consciência de seu objetivo, busquem qualificação apropriada e tenham estômago para lidar com uma série de situações que continuarão ocorrendo enquanto a nossa geração ou as próximas não conseguirem dar ao esporte o tratamento digno que ele merece.




Luiz Felipe Guimarães Santoro é Diretor PresidenteAdvogado graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP, pós-graduado em Direito da Integração e Mercosul pela Universidade de Buenos Aires (Argentina), especializou-se em Administração para Profissionais do Esporte pela FGV/SP, MBA em Football Industries pela Universidade de Liverpool (Inglaterra). Trabalhou dois meses no FC Barcelona (Espanha) e foi Vice-Presidente da Comissão de Direito Desportivo da OAB/SP (2005/2006). Professor universitário, autor de artigos relacionados a Direito Desportivo publicados no Brasil e exterior, conferencista em cursos nacionais e internacionais de temas jurídico-desportivos.



INSTITUTO BRASILEIRO DE DIREITO DESPORTIVO - IBDD


http://www.ibdd.com.br


Nenhum comentário: