sexta-feira, 3 de outubro de 2008

RESULTADOS OLIMPÍADAS ESCOLARES 2008 - POÇOS DE CALDAS - MG

CAROS AMIGOS

No mês passado, do dia 18 ao dia 28, foram realizadas as OLIMPÍADAS ESCOLARES (JEBS) na cidade mineira de Poços de Caldas. Durante duas semanas de competições atletas de varias regiões do nosso pais representaram seus estados em competições de futsal, vôlei, handebol, atletismo, judô, xadrez, basquete e tênis de mesa.

Durante a competição, equipes técnicas compostas por árbitros, dirigentes, entre outros, analisaram e escolheram os melhores atletas formando uma seleção dos melhores atletas entre 12 e 14 anos de idade do nosso pais (Confiram os nomes no boletim geral nº 12)

Confiram na integra a noticia final veiculada no site do COB (Comitê Olímpico Brasileiro):


OLIMPÍADAS ESCOLARES COMPLETAM O PRIMEIRO CICLO COM O SUCESSO DA EDIÇÃO EM POÇOS DE CALDAS 2008
28.09.2008 :: 17h26


Aperfeiçoar o sistema de competição e incrementar ainda mais as próximas edições da maior competição esportiva escolar do país. Estes são os objetivos dos organizadores das Olimpíadas Escolares, que, após quatro edições desde a reformulação em 2005, completaram o primeiro e bem sucedido ciclo em Poços de Caldas (MG). "A intenção é aperfeiçoar e procurar sempre o melhor resultado possível. A constante busca pelo desenvolvimento é o que move as ações relevantes e torna possíveis as grandes conquistas", afirma Edgar Hubner, diretor das Olimpíadas Escolares e gerente geral de eventos do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Segundo ele, os números comprovam que a edição das Olimpíadas Escolares 2008 para atletas entre 12 e 14 anos, finalizadas neste domingo (28) em Poços de Caldas, deu um passo à frente em termos de organização e reforçou o compromisso do evento na formação de jovens cidadãos e na descoberta de novos talentos do esporte nacional.

Pela terceira vez, a cidade mineira de Poços de Caldas foi sede do evento, que desta vez contou com 3.200 participantes, sendo 2.800 atletas, de 21 estados brasileiros, além da delegação local. A cerimônia de abertura antecipou o sucesso da edição. Durante os dez dias do evento houve intensa programação esportiva em nove modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez). Além do esporte, uma agenda sócio-cultural movimentou alunos de 800 escolas públicas e privadas, que puderam interagir, competir, passear por pontos turísticos, participar de palestras, gincanas, assistir à vídeos esportivos e pedagógicos dos acervos do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do COB e conhecer detalhes sobre a candidatura Rio 2016. A população local também pôde sentir-se parte das Olimpíadas Escolares com iniciativas como o Cine Sarau Petrobras e a Biblioteca Ambulante com Contadores de História, que incentivou o hábito da leitura pelos bairros da cidade, o Teatro de Bonecos, que cativou alunos e professores, e a exposição fotográfica, que exibiu fotos dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. O centro de convivência, área destinada ao intercâmbio entre os atletas, exibia diariamente fotos dos mesmos em confrontos ao longo da competição.

Ícones do esporte brasileiro mais uma vez se solidarizaram com a proposta do evento e estiveram no Sul de Minas como embaixadores das Olimpíadas Escolares 2008. Medalhistas olímpicos e pan-americanos visitaram escolas, ginásios e contaram um pouco de suas experiências aos mais jovens. Entre os embaixadores estiveram nomes como: Arnaldo de Oliveira (atletismo - medalha de bronze no revezamento 4x100m de Atlanta 96) e Claudinei Quirino (atletismo - prata no revezamento 4x100m dos Jogos Olímpicos de Sydney 2000); Karen Rocha, (basquete - campeã sul-americana de Buenos Aires 2006); Daniele Hypólito (ginástica artística - prata (equipe) e bronze (trave) nos Jogos Pan-americanos Rio 2007) e Diego Hypólito (ginástica artística - bicampeão (solo) mundial em 2005 e 2007); Edinanci Silva (judô - ouro nos Jogos Pan-americanos do Rio 07 e Santo Domingo 03); Nicolas Oliveira (natação - ouro (4x100m e 4x200m livre) nos Jogos Pan-americanos Rio 2007); Marcel Stürmer (patinação artística - ouro nos Jogos Pan-americanos Santo Domingo 2003 e Rio 2007) e Juliana Almeida (patinação artística - bronze no Rio 2007); Hugo Hoyama (tênis de mesa - ouro (individual) nos Jogos Pan-americanos de Havana 91 e de Mar Del Plata 95), Ana Paula Scheffer (ginástica rítmica - bronze no Rio 2007), Angélica Cristina (ginástica rítmica), Bruna Silva (ginástica rítmica), Bruna Morais (ginástica rítmica) e Cassius Duran (saltos ornamentais). Além deles, os treinadores Antônio Carlos Barbosa, medalhista de prata nos Jogos Pan-americanos Rio 2007, e coordenador da modalidade na Confederação Brasileira de Basquete e Wei Jiarren, técnico da equipe olímpica permanente de tênis de mesa abrilhantaram a programação paralela às disputas com palestras onde transferiram conhecimentos para treinadores e professores.

Habitualmente, as Olimpíadas Escolares revelam promessas do esporte brasileiro. Em 2008 houve grandes atuações dos jovens valores em todas as modalidades, que competiram em 21 instalações esportivas. Vale ressaltar que durante as Olimpíadas Escolares foi inaugurada a Pista Municipal de Atletismo. A piscina do Country Clube, onde foram realizadas as provas de natação, passou por uma reforma visando ao maior conforto e melhor desempenho dos atletas. As duas obras representam dois importantes legados para cidade.

Atletismo - As provas da modalidade foram realizadas na nova Pista Municipal de Atletismo, entre os dias 19 e 21. As primeiras medalhas no atletismo da edição de 2008 foram também as primeiras da história da pista. A honra coube a três atletas de diferentes regiões brasileiras, Paloma Pereira (SP), que ganhou a medalha de ouro; Jenifer Pegoraro (MT), prata, e Gabriela Pscheidt (SC), bronze, inauguraram o pódio da competição com a prova de lançamento de disco das Olimpíadas Escolares 2008. Mostrando a superação que acompanha os grandes do esporte, Tarcízio Costa, representante de Pernambuco nos 1000m, correu descalço e conquistou a medalha de prata. O garoto de 14 anos, nascido e criado em Bodocó, no sertão do seu estado, tornou-se um personagem da competição. Os velocistas Arnaldo de Oliveira e Claudinei Quirino acompanharam as provas.

Basquete - Os torneios masculino e feminino de basquete aconteceram entre os dias 24 e 28. Karen Rocha, atleta olímpica em Pequim 2008, assistiu a várias partidas. Pela primeira divisão, o Espírito Santo foi campeão derrotando Minas Gerais no torneio feminino. Além desses dois estados São Paulo (3º) e Alagoas (4º) jogarão a divisão especial em 2009. No masculino, São Paulo foi campeão, à frente de Sergipe (2º), Paraná (3º) e Mato Grosso (4º).

Na divisão especial, Santa Catarina levou os títulos masculino e feminino. Paraná (2º), Rio de Janeiro (3º) e Maranhão (4º) completaram a lista dos melhores no feminino. No masculino, Rio de Janeiro (2º), Pará (3º) e Rio Grande do Norte (4º) foram os de melhor campanha.

Futsal - Pela primeira divisão, os torneios masculino e feminino de futsal, entre os dias 19 e 23, consagraram o Estado de São Paulo. No feminino, Mato Grosso do Sul (2º), Ceará (3º) e Roraima (4º) foram os melhores. No masculino, Rio Grande do Norte (2º), Pará (3º) e Mato Grosso (4º) completaram a lista dos que estarão na divisão especial em 2009.

Os campeões na divisão especial foram Pernambuco (masculino) e Pará (feminino). O Rio de Janeiro foi vice-campeão tanto no feminino quanto no masculino. Minas Gerais (3º) e Pernambuco (4º), no feminino, e Santa Catarina (3º) e Distrito Federal (4º), no masculino, foram os melhores colocados na competição.

Handebol - Espírito Santo (feminino) e Rio de Janeiro (masculino) foram os campeões na divisão especial. Mato Grosso, Alagoas e Santa Catarina, respectivamente, completaram a lista dos quatro melhores no feminino. No masculino, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Alagoas, respectivamente, tiveram, as melhores campanhas.

Na primeira divisão, os campeões foram Ceará (feminino) e Rio Grande do Norte (masculino). Mato Grosso do Sul, São Paulo e Distrito Federal (feminino) foram, respectivamente, os de melhor campanha. São Paulo, Piauí e Sergipe completaram as melhores campanhas no masculino. Os torneios foram realizados entre os dias 24 e 28.

Judô - São Paulo foi o grande vencedor das disputas nos tatames de Poços de Caldas. O estado do Sudeste conquistou 13 medalhas (7 de ouro, 4 de prata e 2 de bronze) durante a competição, que aconteceu entre os dias 19 e 21. A atleta olímpica Sarah Menezes, que participou da edição de 2007 das Olimpíadas Escolares, de 15 a 17 anos, visitou as competições.

Natação - Guilherme Fontanella, de 14 anos, nascido no Rio de Janeiro e que competiu por Santa Catarina, chamou a atenção pelo excelente desempenho. Ele conquistou três medalhas de ouro, nos 50m livre, 50m peito e no revezamento 4x50m livre, e pretende seguir os passos de César Cielo, campeão olímpico nos 50m livre e bronze nos 100m livre em Pequim 2008. Outros destaques foram Daniel Grimm (MS), de 14 anos, que conquistou cinco medalhas (ouro nos 100m livre, prata nos 50m borboleta, revezamento 4x100 livre e revezamento 4x50 medley e bronze nos 50m livre), que também dividiu as atenções com Guilherme nas provas masculinas. Entre as meninas, brilhou Danielle Rosa. A nadadora paranaense, de 14 anos, conquistou três medalhas de ouro e duas de prata: ouro nas provas de 200 metros medley e nos revezamentos 4x50m livre e 4x50m medley; prata nas provas de 100m costas e 50m costas. A piscina do Country Clube recebeu as provas de natação entre os dias 19 e 21. Os atletas olímpicos Nicolas Oliveira (natação) e o Cassius Duran (saltos ornamentais) visitaram a piscina do Country Clube e interagiram com os atletas.

Tênis de mesa - Com apenas 12 anos, a sul-matogrossense Evelyn Tomi conquistou três medalhas de ouro (individual, duplas e equipes) e chamou a atenção para sua técnica e concentração. A atleta de 1,48m teve um desempenho maiúsculo e colaborou decisivamente com a excelente campanha do seu estado: um ouro e uma prata, no masculino, além das medalhas de Evelyn. Os torneios de tênis de mesa foram realizados entre os dias 19 e 21. Evelyn é descendente de japoneses, assim como o campeão Hugo Hoyama, que acompanhou de perto as disputas.

Vôlei - As campeãs femininas foram: Mato Grosso do Sul (primeira divisão) e Santa Catarina (divisão especial). Pela primeira divisão, Rio Grande do Norte, São Paulo e Rondônia, respectivamente, completaram o ranking dos melhores no feminino. Rio de Janeiro, Paraná e Espírito Santo, na ordem, foram os outros destaques femininos da especial. Os campeões masculinos foram: São Paulo (primeira) e Rio de Janeiro (especial). Pela primeira divisão, Paraíba, Mato Grosso e Espírito Santo, respectivamente, ficaram atrás dos paulistas. Mato Grosso do Sul, Maranhão e Paraná, nesta ordem, foram outros destaques na divisão especial. O vôlei das Olimpíadas Escolares 2008 teve seus jogos entre os dias 24 e 28.

Xadrez - Filho de russos, Victor Shumyatsky (DF), de 12 anos, foi campeão do torneio masculino de xadrez de forma incontestável. Mesmo muito jovem, ele já conta com o respeito de seus oponentes que o classificam como prodígio. No feminino, Daphne Jardim (SP) venceu a disputa feminina da modalidade. Os confrontos aconteceram entre os dias 24 a 26.

A próxima etapa das Olimpíadas Escolares 2008, para atletas entre 15 e 17 anos, acontece em João Pessoa (PB), entre os dias 6 e 16 de novembro.

As Olimpíadas Escolares 2008 são fruto de uma parceria do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o Ministério do Esporte, com o apoio das Organizações Globo e a participação da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas (MG).

Nenhum comentário: