sexta-feira, 3 de outubro de 2008

PROJETO ELEIÇÕES 2008 - CORPORE BRASIL




CAROS AMIGOS,

No dia 08 de Setembro foi publicado neste BLOG um projeto da CORPORE (CORREDORES PAULISTAS REUNIDOS). Tal projeto tem como meta, entrevistar os candidatos à prefeitura da cidade de São Paulo e entender a visão deles sobre os EVENTOS DE CORRIDA DE RUA. A primeira entrevista foi feita com Gilberto Kassab.


Seguindo em frente, a entidade entrevistou o candidato Geraldo Alckmin, Marta Suplicy e Renato Reichmann.


Confiram a seguir a entrevista com:

GERALDO ALCKMIN:

1. Como vê a utilização e ampliação dos espaços públicos para a prática de atividade física e, conseqüentemente, de corrida de rua?
Vamos ocupar todos os espaços públicos disponíveis e em boas condições, com atividades esportivas voltadas ao condicionamento físico, com a implantação dos programas Academia para Todos, com base nos Clubes Municipais; Academias Itinerantes, para atividades monitoradas de condicionamento físico nos parques da cidade e as Praças da Saúde, com atividades inter-secretarias e equipes multidisciplinares. Também estão previstas faixas exclusivas para bicicletas e pedestres, aos fins de semana, principalmente em grandes avenidas.

2. O que pensa das taxas da CET cobradas para a realização de eventos esportivos?
A isenção ou não dessa cobrança depende de um exame caso a caso. As manifestações de claro interesse público merecem atenção especial.

3. Qual a porcentagem do orçamento que pretende repassar aos esportes?

O orçamento para Esporte tem de ser suplementado à medida que os projetos propostos demonstrem efetividade e aceitação pela população. Serão realizados passo a passo, com avaliações constantes. Projetos com bom resultado e bem avaliados pela população serão ampliados. Não faltará dinheiro para as atividades esportivas em São Paulo.

4. Como vê o impacto econômico que eventos de corrida de rua trazem para São Paulo? Como apoiar esse tipo de atividade para termos eventos como em Nova Iorque, Berlim e todas as outras grandes cidades do mundo, com o envolvimento de toda a população e trazendo resultados nas mais diversas áreas?

Vivemos numa cidade-país. A Maratona de São Paulo terá peso semelhante às maratonas das grandes cidades do mundo. As corridas de rua têm grande papel na economia. O turismo esportivo estimula a prática de esportes, é fundamental para a divulgação da cidade e tem grande importância econômica, principalmente para a rede de serviços como hotéis, restaurantes, comércio e transportes.

5. Num âmbito geral, como vê o movimento das corridas em nossa cidade, seu crescimento e como se posiciona em relação a esse esporte?

Amplamente favorável. Atinge as pessoas de todas as idades, estimula a prática esportiva e hábitos alimentares mais saudáveis, além de ter grande importância na prevenção de doenças. O movimento receberá de nossa parte toda a atenção necessária para que a corrida seja difundida por todas as regiões de São Paulo.

MARTA SUPLICY:

1. Como vê utilização e ampliação dos espaços públicos para a prática de atividade física, conseqüentemente, as corridas de ruas?
Para uma cidade do tamanho de São Paulo, as instalações para a prática esportiva existentes ainda não são suficientes para atender toda a população. Por isso é necessário aproveitar todos os espaços públicos que possam se adequar e ser usados para atividade física, o lazer e eventos esportivos. Já fizemos isso na minha gestão com um grande programa de ruas de lazer e ocupação dos parques. As corridas de rua são o maior exemplo de como aproveitar bem as ruas e avenidas da cidade, principalmente aos domingos, para a prática da caminhada, da corrida, do ciclismo e outras atividades. Vou dar todo o apoio para que isso aconteça em escala cada vez maior.

2. O que pensa das taxas da CET de rua?
Penso que as taxas cobradas pela CET para a realização de eventos esportivos e culturais devam ser reavaliadas. O nosso objetivo deve ser o de apoiar e ampliar as iniciativas deste tipo e não o de criar limitações e dificuldades para a sua realização.

3. Qual a porcentagem do orçamento que pretende repassar aos esportes?
Para o primeiro ano de administração, se eleita, terei que administrar com o orçamento aprovado pela câmara neste ano de 2008. Nos próximos anos darei a prioridade que o esporte merece com recursos que permitam a manutenção adequada dos Clubes da Cidade, as reformas e melhorias dos Clubes da Comunidade (CDMs) e demais praças esportivas, a implantação de programas esportivos nos CÉUS, que foi abandonada pela atual gestão, e a realização dos eventos e programas esportivos de caráter amador e comunitário. Pretendemos também implantar 120 km de ciclovias nas várias regiões da cidade.
Sei que o segmento do esporte reivindica que as prefeituras destinem pelo menos 1% do seu orçamento para esta área e vamos fazer o possível para alcança-la.

4. Como vê o impacto econômico que eventos de corrida de rua trazem para São Paulo? Como apoiar esse tipo atividade para termos eventos com em Nova Iorque, Berlim, e todas as outras cidades do mundo, como o envolvimento de toda a população e trazendo resultados nas mais diversas áreas?
As corridas de rua que são organizadas em São Paulo têm tido importante papel no estímulo à pratica esportiva, no cuidado com a saúde e até mesmo na convivência e integração da população, já que delas participam pessoas de todas as regiões e camadas sociais. Mas elas também movimentam um setor da economia da cidade ligado à prestação de serviços, ao comércio e à indústria de artigos esportivos. Temos já algumas corridas de caráter nacional e internacional, realizadas com muita competência e que podem ser impulsionadas a um patamar mais elevado ainda, a partir de uma integração com o trabalho na área do turismo. Como Ministra do Turismo investi muito na divulgação e promoção do Brasil, e creio que São Paulo tem um enorme potencial para eventos esportivos de grande porte. Para isso é preciso ter um calendário permanente, bem divulgado e apoiado, como já se faz com a Fórmula 1.

5. Num âmbito geral, como vê o movimento das corridas em nossa cidade, seu crescimento e como se posiciona em relação a esse esporte?
As corridas de rua já são parte inseparável do perfil da nossa São Paulo e a cada dia mais e mais pessoas adotam práticas saudáveis de atividade física no seu cotidiano. E as corridas são acessíveis a todos e por este motivo tem crescido tanto. Este crescimento deve continuar e precisamos levar para todas as regiões da cidade o estímulo à participação e a disponibilidade de equipamentos com a mesma qualidade dos clubes das regiões mais centrais.

6. Caso queria abordar algum outro ponto, sinta-se à vontade.
A cidade de São Paulo comanda a economia nacional e se converteu num dos maiores centros de negócios do mundo. É a cidade que mais recebe turistas no país, na sua maior parte para eventos de negócios.

Temos propostas que podem ser o ponta-pé inicial para São Paulo ganhar a mesma importância nos esportes. Dentre elas, ter um calendário com eventos locais e internacionais, como os jogos da cidade, a fórmula 1, maratonas, entre outros, é fundamental para a atividade econômica da cidade e para difundir o esporte.
Também vejo a Copa do Mundo como uma grande oportunidade para consolidarmos a centralidade de São Paulo também nos esportes. Precisamos de um plano de investimentos digno do tamanho dos problemas da cidade e da importância do evento. Quando Ministra, elaborei uma proposta detalhada para investimento em mobilidade urbana nas cidades-sede da Copa, incluindo São Paulo. Nessa proposta há uma previsão de investimentos de R$ 38,5 bilhões.
O estudo levou em consideração o acesso à cidade, bem como as alternativas de mobilidade interna. Considerou-se a ligação aos aeroportos, aos estádios, e aos centros das cidades e, principalmente, os gargalos no transporte público para os habitantes, pois o grande fluxo de pessoas esperado em cada uma das cidades-sede da copa não pode inviabilizar o deslocamento cotidiano dos próprios moradores.
Para São Paulo, a proposta, incorporada no meu plano de governo, prevê investimentos de R$ 11,8 bilhões para construção de 63 km de metrô e 4,2 bilhões para construção de 300 km de corredores de ônibus até 2014.
A proposta entregue ao presidente Lula também prevê a construção do trem de alta velocidade, integrando São Paulo ao Rio de Janeiro e à Campinas, interligando os aeroportos de Viracopos, Cumbica e Galeão.
E por se tratar de uma copa, se eleita, não pouparei esforços para que São Paulo seja a cidade da abertura dos jogos. Inclusive, se o comitê organizador julgar necessário, apoiarei a construção de uma nova arena multiuso em São Paulo, que poderia abrigar um novo estádio de futebol e um centro olímpico de excelência para colocar a cidade definitivamente no circuito das maiores competições internacionais.

RENATO REICHMANN:

1. Como vê a utilização e ampliação dos espaços públicos para a prática de atividades física e, conseqüentemente, as corridas de ruas?
Em São Paulo temos muitas áreas públicas sub-utilizadas. É importante aproveitarmos essa área e investirmos em equipamentos destinados ao lazer e aos esportes em geral. É preciso um programa de ativação dos espaços públicos voltados para o esporte. Por exemplo os Centros Educacionais Unificados (CEUs), precisam ter um programa específico voltado para esportes, visando desenvolver o esporte na região, com treinamentos, campeonatos, palestras, brincadeiras. Para que o cidadão, seja criança, jovem ou adulto, possa usufruir toda a estrutura que os CEUs oferecem.Outro ponto é a reestruturação e restauração de alguns espaços, como parques e praças. Centenas de pessoas buscam essas áreas, tanto para o lazer quanto para a prática de esporte, porém não há muitos equipamentos adequados, e não há manutenção adequada aos poucos que existem.

2. O que pensa das taxas da CET cobradas para a realização de eventos esportivos?
Os eventos com finalidades sociais são isentos de taxas. Em relação aos eventos com finalidade lucrativa é preciso fazer uma avaliação da relação custo-benefício para o município.

3. Qual a porcentagem do orçamento que pretende repassar aos esportes?
Como para nós a educação é prioridade, e o esporte é parte integrante e indivisível do processo educativo, ele terá peso na grade curricular e nas atividades extracurriculares das escolas municipais. O esporte contribui para a formação física do indivíduo, e também é uma fonte de educação, contribuindo para a formação intelectual.

4. Como vê o impacto econômico que eventos de corrida de rua trazem para São Paulo? Como apoiar esse tipo de atividade para termos eventos como em Nova Iorque, Berlim, e todas as outras grandes cidades do mundo, como o envolvimento de toda a população e trazendo resultados nas mais diversas áreas?
As corridas são importantes para o giro econômico-cultural na cidade, pois afetam de forma direta ou indiretamente áreas como o turismo – em hotéis, restaurantes; e o comércio em geral – lojas de rua ou em shoppings. Além de trazer capital financeiro para o município.

5. Num âmbito geral, como vê o movimento das corridas em nossa cidade, seu crescimento e como se posiciona em relação a esse esporte?
Como mencionado anteriormente, esses eventos são importantes à cidade. Porém, deve-se atentar para o planejamento, a organização e a ampla divulgação dos mesmos, evitando, assim, transtornos aos seus moradores.



Nenhum comentário: