CAROS AMIGOS,
No dia 08 de Setembro foi publicado neste BLOG um projeto da CORPORE (CORREDORES PAULISTAS REUNIDOS). Tal projeto tem como meta, entrevistar os candidatos à prefeitura da cidade de São Paulo e entender a visão deles sobre os EVENTOS DE CORRIDA DE RUA. A primeira entrevista foi feita com Gilberto Kassab.
No dia 08 de Setembro foi publicado neste BLOG um projeto da CORPORE (CORREDORES PAULISTAS REUNIDOS). Tal projeto tem como meta, entrevistar os candidatos à prefeitura da cidade de São Paulo e entender a visão deles sobre os EVENTOS DE CORRIDA DE RUA. A primeira entrevista foi feita com Gilberto Kassab.
Seguindo em frente, a entidade entrevistou o candidato Geraldo Alckmin, Marta Suplicy e Renato Reichmann.
Confiram a seguir a entrevista com:
GERALDO ALCKMIN:
1. Como vê a utilização e ampliação dos espaços públicos para a prática de atividade física e, conseqüentemente, de corrida de rua?
Vamos ocupar todos os espaços públicos disponíveis e em boas condições, com atividades esportivas voltadas ao condicionamento físico, com a implantação dos programas Academia para Todos, com base nos Clubes Municipais; Academias Itinerantes, para atividades monitoradas de condicionamento físico nos parques da cidade e as Praças da Saúde, com atividades inter-secretarias e equipes multidisciplinares. Também estão previstas faixas exclusivas para bicicletas e pedestres, aos fins de semana, principalmente em grandes avenidas.
2. O que pensa das taxas da CET cobradas para a realização de eventos esportivos?
A isenção ou não dessa cobrança depende de um exame caso a caso. As manifestações de claro interesse público merecem atenção especial.
3. Qual a porcentagem do orçamento que pretende repassar aos esportes?
O orçamento para Esporte tem de ser suplementado à medida que os projetos propostos demonstrem efetividade e aceitação pela população. Serão realizados passo a passo, com avaliações constantes. Projetos com bom resultado e bem avaliados pela população serão ampliados. Não faltará dinheiro para as atividades esportivas em São Paulo.
4. Como vê o impacto econômico que eventos de corrida de rua trazem para São Paulo? Como apoiar esse tipo de atividade para termos eventos como em Nova Iorque, Berlim e todas as outras grandes cidades do mundo, com o envolvimento de toda a população e trazendo resultados nas mais diversas áreas?
4. Como vê o impacto econômico que eventos de corrida de rua trazem para São Paulo? Como apoiar esse tipo de atividade para termos eventos como em Nova Iorque, Berlim e todas as outras grandes cidades do mundo, com o envolvimento de toda a população e trazendo resultados nas mais diversas áreas?
Vivemos numa cidade-país. A Maratona de São Paulo terá peso semelhante às maratonas das grandes cidades do mundo. As corridas de rua têm grande papel na economia. O turismo esportivo estimula a prática de esportes, é fundamental para a divulgação da cidade e tem grande importância econômica, principalmente para a rede de serviços como hotéis, restaurantes, comércio e transportes.
5. Num âmbito geral, como vê o movimento das corridas em nossa cidade, seu crescimento e como se posiciona em relação a esse esporte?
5. Num âmbito geral, como vê o movimento das corridas em nossa cidade, seu crescimento e como se posiciona em relação a esse esporte?
Amplamente favorável. Atinge as pessoas de todas as idades, estimula a prática esportiva e hábitos alimentares mais saudáveis, além de ter grande importância na prevenção de doenças. O movimento receberá de nossa parte toda a atenção necessária para que a corrida seja difundida por todas as regiões de São Paulo.
MARTA SUPLICY:
1. Como vê utilização e ampliação dos espaços públicos para a prática de atividade física, conseqüentemente, as corridas de ruas?
Para uma cidade do tamanho de São Paulo, as instalações para a prática esportiva existentes ainda não são suficientes para atender toda a população. Por isso é necessário aproveitar todos os espaços públicos que possam se adequar e ser usados para atividade física, o lazer e eventos esportivos. Já fizemos isso na minha gestão com um grande programa de ruas de lazer e ocupação dos parques. As corridas de rua são o maior exemplo de como aproveitar bem as ruas e avenidas da cidade, principalmente aos domingos, para a prática da caminhada, da corrida, do ciclismo e outras atividades. Vou dar todo o apoio para que isso aconteça em escala cada vez maior.
2. O que pensa das taxas da CET de rua?
Penso que as taxas cobradas pela CET para a realização de eventos esportivos e culturais devam ser reavaliadas. O nosso objetivo deve ser o de apoiar e ampliar as iniciativas deste tipo e não o de criar limitações e dificuldades para a sua realização.
3. Qual a porcentagem do orçamento que pretende repassar aos esportes?
Para o primeiro ano de administração, se eleita, terei que administrar com o orçamento aprovado pela câmara neste ano de 2008. Nos próximos anos darei a prioridade que o esporte merece com recursos que permitam a manutenção adequada dos Clubes da Cidade, as reformas e melhorias dos Clubes da Comunidade (CDMs) e demais praças esportivas, a implantação de programas esportivos nos CÉUS, que foi abandonada pela atual gestão, e a realização dos eventos e programas esportivos de caráter amador e comunitário. Pretendemos também implantar 120 km de ciclovias nas várias regiões da cidade.
Sei que o segmento do esporte reivindica que as prefeituras destinem pelo menos 1% do seu orçamento para esta área e vamos fazer o possível para alcança-la.
4. Como vê o impacto econômico que eventos de corrida de rua trazem para São Paulo? Como apoiar esse tipo atividade para termos eventos com em Nova Iorque, Berlim, e todas as outras cidades do mundo, como o envolvimento de toda a população e trazendo resultados nas mais diversas áreas?
As corridas de rua que são organizadas em São Paulo têm tido importante papel no estímulo à pratica esportiva, no cuidado com a saúde e até mesmo na convivência e integração da população, já que delas participam pessoas de todas as regiões e camadas sociais. Mas elas também movimentam um setor da economia da cidade ligado à prestação de serviços, ao comércio e à indústria de artigos esportivos. Temos já algumas corridas de caráter nacional e internacional, realizadas com muita competência e que podem ser impulsionadas a um patamar mais elevado ainda, a partir de uma integração com o trabalho na área do turismo. Como Ministra do Turismo investi muito na divulgação e promoção do Brasil, e creio que São Paulo tem um enorme potencial para eventos esportivos de grande porte. Para isso é preciso ter um calendário permanente, bem divulgado e apoiado, como já se faz com a Fórmula 1.
5. Num âmbito geral, como vê o movimento das corridas em nossa cidade, seu crescimento e como se posiciona em relação a esse esporte?
As corridas de rua já são parte inseparável do perfil da nossa São Paulo e a cada dia mais e mais pessoas adotam práticas saudáveis de atividade física no seu cotidiano. E as corridas são acessíveis a todos e por este motivo tem crescido tanto. Este crescimento deve continuar e precisamos levar para todas as regiões da cidade o estímulo à participação e a disponibilidade de equipamentos com a mesma qualidade dos clubes das regiões mais centrais.
6. Caso queria abordar algum outro ponto, sinta-se à vontade.
A cidade de São Paulo comanda a economia nacional e se converteu num dos maiores centros de negócios do mundo. É a cidade que mais recebe turistas no país, na sua maior parte para eventos de negócios.
MARTA SUPLICY:
1. Como vê utilização e ampliação dos espaços públicos para a prática de atividade física, conseqüentemente, as corridas de ruas?
Para uma cidade do tamanho de São Paulo, as instalações para a prática esportiva existentes ainda não são suficientes para atender toda a população. Por isso é necessário aproveitar todos os espaços públicos que possam se adequar e ser usados para atividade física, o lazer e eventos esportivos. Já fizemos isso na minha gestão com um grande programa de ruas de lazer e ocupação dos parques. As corridas de rua são o maior exemplo de como aproveitar bem as ruas e avenidas da cidade, principalmente aos domingos, para a prática da caminhada, da corrida, do ciclismo e outras atividades. Vou dar todo o apoio para que isso aconteça em escala cada vez maior.
2. O que pensa das taxas da CET de rua?
Penso que as taxas cobradas pela CET para a realização de eventos esportivos e culturais devam ser reavaliadas. O nosso objetivo deve ser o de apoiar e ampliar as iniciativas deste tipo e não o de criar limitações e dificuldades para a sua realização.
3. Qual a porcentagem do orçamento que pretende repassar aos esportes?
Para o primeiro ano de administração, se eleita, terei que administrar com o orçamento aprovado pela câmara neste ano de 2008. Nos próximos anos darei a prioridade que o esporte merece com recursos que permitam a manutenção adequada dos Clubes da Cidade, as reformas e melhorias dos Clubes da Comunidade (CDMs) e demais praças esportivas, a implantação de programas esportivos nos CÉUS, que foi abandonada pela atual gestão, e a realização dos eventos e programas esportivos de caráter amador e comunitário. Pretendemos também implantar 120 km de ciclovias nas várias regiões da cidade.
Sei que o segmento do esporte reivindica que as prefeituras destinem pelo menos 1% do seu orçamento para esta área e vamos fazer o possível para alcança-la.
4. Como vê o impacto econômico que eventos de corrida de rua trazem para São Paulo? Como apoiar esse tipo atividade para termos eventos com em Nova Iorque, Berlim, e todas as outras cidades do mundo, como o envolvimento de toda a população e trazendo resultados nas mais diversas áreas?
As corridas de rua que são organizadas em São Paulo têm tido importante papel no estímulo à pratica esportiva, no cuidado com a saúde e até mesmo na convivência e integração da população, já que delas participam pessoas de todas as regiões e camadas sociais. Mas elas também movimentam um setor da economia da cidade ligado à prestação de serviços, ao comércio e à indústria de artigos esportivos. Temos já algumas corridas de caráter nacional e internacional, realizadas com muita competência e que podem ser impulsionadas a um patamar mais elevado ainda, a partir de uma integração com o trabalho na área do turismo. Como Ministra do Turismo investi muito na divulgação e promoção do Brasil, e creio que São Paulo tem um enorme potencial para eventos esportivos de grande porte. Para isso é preciso ter um calendário permanente, bem divulgado e apoiado, como já se faz com a Fórmula 1.
5. Num âmbito geral, como vê o movimento das corridas em nossa cidade, seu crescimento e como se posiciona em relação a esse esporte?
As corridas de rua já são parte inseparável do perfil da nossa São Paulo e a cada dia mais e mais pessoas adotam práticas saudáveis de atividade física no seu cotidiano. E as corridas são acessíveis a todos e por este motivo tem crescido tanto. Este crescimento deve continuar e precisamos levar para todas as regiões da cidade o estímulo à participação e a disponibilidade de equipamentos com a mesma qualidade dos clubes das regiões mais centrais.
6. Caso queria abordar algum outro ponto, sinta-se à vontade.
A cidade de São Paulo comanda a economia nacional e se converteu num dos maiores centros de negócios do mundo. É a cidade que mais recebe turistas no país, na sua maior parte para eventos de negócios.
Temos propostas que podem ser o ponta-pé inicial para São Paulo ganhar a mesma importância nos esportes. Dentre elas, ter um calendário com eventos locais e internacionais, como os jogos da cidade, a fórmula 1, maratonas, entre outros, é fundamental para a atividade econômica da cidade e para difundir o esporte.
Também vejo a Copa do Mundo como uma grande oportunidade para consolidarmos a centralidade de São Paulo também nos esportes. Precisamos de um plano de investimentos digno do tamanho dos problemas da cidade e da importância do evento. Quando Ministra, elaborei uma proposta detalhada para investimento em mobilidade urbana nas cidades-sede da Copa, incluindo São Paulo. Nessa proposta há uma previsão de investimentos de R$ 38,5 bilhões.
O estudo levou em consideração o acesso à cidade, bem como as alternativas de mobilidade interna. Considerou-se a ligação aos aeroportos, aos estádios, e aos centros das cidades e, principalmente, os gargalos no transporte público para os habitantes, pois o grande fluxo de pessoas esperado em cada uma das cidades-sede da copa não pode inviabilizar o deslocamento cotidiano dos próprios moradores.
Para São Paulo, a proposta, incorporada no meu plano de governo, prevê investimentos de R$ 11,8 bilhões para construção de 63 km de metrô e 4,2 bilhões para construção de 300 km de corredores de ônibus até 2014.
A proposta entregue ao presidente Lula também prevê a construção do trem de alta velocidade, integrando São Paulo ao Rio de Janeiro e à Campinas, interligando os aeroportos de Viracopos, Cumbica e Galeão.
E por se tratar de uma copa, se eleita, não pouparei esforços para que São Paulo seja a cidade da abertura dos jogos. Inclusive, se o comitê organizador julgar necessário, apoiarei a construção de uma nova arena multiuso em São Paulo, que poderia abrigar um novo estádio de futebol e um centro olímpico de excelência para colocar a cidade definitivamente no circuito das maiores competições internacionais.
RENATO REICHMANN:
1. Como vê a utilização e ampliação dos espaços públicos para a prática de atividades física e, conseqüentemente, as corridas de ruas?
Em São Paulo temos muitas áreas públicas sub-utilizadas. É importante aproveitarmos essa área e investirmos em equipamentos destinados ao lazer e aos esportes em geral. É preciso um programa de ativação dos espaços públicos voltados para o esporte. Por exemplo os Centros Educacionais Unificados (CEUs), precisam ter um programa específico voltado para esportes, visando desenvolver o esporte na região, com treinamentos, campeonatos, palestras, brincadeiras. Para que o cidadão, seja criança, jovem ou adulto, possa usufruir toda a estrutura que os CEUs oferecem.Outro ponto é a reestruturação e restauração de alguns espaços, como parques e praças. Centenas de pessoas buscam essas áreas, tanto para o lazer quanto para a prática de esporte, porém não há muitos equipamentos adequados, e não há manutenção adequada aos poucos que existem.
2. O que pensa das taxas da CET cobradas para a realização de eventos esportivos?
Os eventos com finalidades sociais são isentos de taxas. Em relação aos eventos com finalidade lucrativa é preciso fazer uma avaliação da relação custo-benefício para o município.
3. Qual a porcentagem do orçamento que pretende repassar aos esportes?
Como para nós a educação é prioridade, e o esporte é parte integrante e indivisível do processo educativo, ele terá peso na grade curricular e nas atividades extracurriculares das escolas municipais. O esporte contribui para a formação física do indivíduo, e também é uma fonte de educação, contribuindo para a formação intelectual.
4. Como vê o impacto econômico que eventos de corrida de rua trazem para São Paulo? Como apoiar esse tipo de atividade para termos eventos como em Nova Iorque, Berlim, e todas as outras grandes cidades do mundo, como o envolvimento de toda a população e trazendo resultados nas mais diversas áreas?
As corridas são importantes para o giro econômico-cultural na cidade, pois afetam de forma direta ou indiretamente áreas como o turismo – em hotéis, restaurantes; e o comércio em geral – lojas de rua ou em shoppings. Além de trazer capital financeiro para o município.
5. Num âmbito geral, como vê o movimento das corridas em nossa cidade, seu crescimento e como se posiciona em relação a esse esporte?
Como mencionado anteriormente, esses eventos são importantes à cidade. Porém, deve-se atentar para o planejamento, a organização e a ampla divulgação dos mesmos, evitando, assim, transtornos aos seus moradores.
Também vejo a Copa do Mundo como uma grande oportunidade para consolidarmos a centralidade de São Paulo também nos esportes. Precisamos de um plano de investimentos digno do tamanho dos problemas da cidade e da importância do evento. Quando Ministra, elaborei uma proposta detalhada para investimento em mobilidade urbana nas cidades-sede da Copa, incluindo São Paulo. Nessa proposta há uma previsão de investimentos de R$ 38,5 bilhões.
O estudo levou em consideração o acesso à cidade, bem como as alternativas de mobilidade interna. Considerou-se a ligação aos aeroportos, aos estádios, e aos centros das cidades e, principalmente, os gargalos no transporte público para os habitantes, pois o grande fluxo de pessoas esperado em cada uma das cidades-sede da copa não pode inviabilizar o deslocamento cotidiano dos próprios moradores.
Para São Paulo, a proposta, incorporada no meu plano de governo, prevê investimentos de R$ 11,8 bilhões para construção de 63 km de metrô e 4,2 bilhões para construção de 300 km de corredores de ônibus até 2014.
A proposta entregue ao presidente Lula também prevê a construção do trem de alta velocidade, integrando São Paulo ao Rio de Janeiro e à Campinas, interligando os aeroportos de Viracopos, Cumbica e Galeão.
E por se tratar de uma copa, se eleita, não pouparei esforços para que São Paulo seja a cidade da abertura dos jogos. Inclusive, se o comitê organizador julgar necessário, apoiarei a construção de uma nova arena multiuso em São Paulo, que poderia abrigar um novo estádio de futebol e um centro olímpico de excelência para colocar a cidade definitivamente no circuito das maiores competições internacionais.
RENATO REICHMANN:
1. Como vê a utilização e ampliação dos espaços públicos para a prática de atividades física e, conseqüentemente, as corridas de ruas?
Em São Paulo temos muitas áreas públicas sub-utilizadas. É importante aproveitarmos essa área e investirmos em equipamentos destinados ao lazer e aos esportes em geral. É preciso um programa de ativação dos espaços públicos voltados para o esporte. Por exemplo os Centros Educacionais Unificados (CEUs), precisam ter um programa específico voltado para esportes, visando desenvolver o esporte na região, com treinamentos, campeonatos, palestras, brincadeiras. Para que o cidadão, seja criança, jovem ou adulto, possa usufruir toda a estrutura que os CEUs oferecem.Outro ponto é a reestruturação e restauração de alguns espaços, como parques e praças. Centenas de pessoas buscam essas áreas, tanto para o lazer quanto para a prática de esporte, porém não há muitos equipamentos adequados, e não há manutenção adequada aos poucos que existem.
2. O que pensa das taxas da CET cobradas para a realização de eventos esportivos?
Os eventos com finalidades sociais são isentos de taxas. Em relação aos eventos com finalidade lucrativa é preciso fazer uma avaliação da relação custo-benefício para o município.
3. Qual a porcentagem do orçamento que pretende repassar aos esportes?
Como para nós a educação é prioridade, e o esporte é parte integrante e indivisível do processo educativo, ele terá peso na grade curricular e nas atividades extracurriculares das escolas municipais. O esporte contribui para a formação física do indivíduo, e também é uma fonte de educação, contribuindo para a formação intelectual.
4. Como vê o impacto econômico que eventos de corrida de rua trazem para São Paulo? Como apoiar esse tipo de atividade para termos eventos como em Nova Iorque, Berlim, e todas as outras grandes cidades do mundo, como o envolvimento de toda a população e trazendo resultados nas mais diversas áreas?
As corridas são importantes para o giro econômico-cultural na cidade, pois afetam de forma direta ou indiretamente áreas como o turismo – em hotéis, restaurantes; e o comércio em geral – lojas de rua ou em shoppings. Além de trazer capital financeiro para o município.
5. Num âmbito geral, como vê o movimento das corridas em nossa cidade, seu crescimento e como se posiciona em relação a esse esporte?
Como mencionado anteriormente, esses eventos são importantes à cidade. Porém, deve-se atentar para o planejamento, a organização e a ampla divulgação dos mesmos, evitando, assim, transtornos aos seus moradores.
LINK DO PROJEITO ELEIÇÕES 2008 – CORPORE BRASIL
http://www.corpore.org.br/cws_exibeconteudogeral_2320.asp
LINK ENTREVISTA KASSAB (VIVENDO O ESPORTE)
http://vivendooesporte.blogspot.com/2008/09/eleies-municipais-2008-corpore-brasil.html
LINK ENTREVISTA KASSAB (CORPORE)
http://www.corpore.org.br/cws_exibeconteudogeral_2321.asp
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