quinta-feira, 14 de agosto de 2008

PAPO ESPORTIVO COM PAULA HERNANDEZ

Paula Hernandez
Gerente de Voluntariado do Rio 2007
Fotos: Marco Antônio Rezende CO-RI Paula Hernandez -
FOTO RETIRADA DO SITE PORTAL DO VOLUNTARIO:
http://www.portaldovoluntario.org.br/site/pagina.php?idconteudo=1077&comentariosPage=7




CAROS AMIGOS,

NUM PRIMEIRO MOMENTO queria agradecer a todos os que acessaram este blog conferindo a primeira entrevista realizada com CARLOS EDUARDO GRANDÃO. A iniciativa deste quadro veio justamente da idéia de criar uma base, um acervo de informações passadas por profissionais competentes e diretamente envolvidos ao cenário esportivo.

NESTE SEGUNDO MOMENTO queria agradecer ao coordenador de fiscais da CORPORE, grande Carlinhos, por se dispor a contribuir com nosso quadro. Além disso, não podia deixar de destacar a forma como todos os amigos e companheiros me incentivaram a dar continuidade a este projeto esportivo.

Focado na idéia de aperfeiçoar nossos estudos em Gestão Esportiva principalmente vivendo as Olimpíadas de Pequim 2008, entrei em contato com PAULA HERNANDEZ (Supervisora de Voluntários do Comite Olimpico Brasileiro), que nos concedeu uma entrevista exclusiva direto da Vila Olímpica em Pequim.

Paula trabalhou coordenando a equipe de voluntários com aproximadamente 20.000 participantes nos Jogos PANAMERICANOS e no PARAPAN realizados em julho do ano passado na cidade do Rio de Janeiro.

Desde já, agradeço muito a Supervisora de Voluntários do COB, PAULA HERNANDEZ, que atenciosamente e apesar das inúmeras tarefas e afazeres diários junto às equipes Brasileiras na Vila Olímpica, nos respondeu diretamente de Pequim e participou da segunda entrevista do quadro “PAPO ESPORTIVO”.

Confiram o que PAULA HERNANDEZ tem a nos dizer:

1 - QUAIS AS PRINCIPAIS FUNÇÕES QUE VOCÊ REALIZA NO COB (COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO) E QUAIS AS FUNÇÕES QUE VOCÊ IRÁ DESEMPENHAR JUNTO A VILA OLÍMPICA NOS JOGOS OLÍMPICOS DE PEQUIM 2008?

Fui a Gerente de Voluntários dos Jogos Pan-americanos e atualmente sou a supervisora de voluntarios do COB. Trabalho também no Departamento de Eventos. Nas Olimpiadas de Pequim, recepciono os atletas quando chegam a vila, cuido do Centro de Convivência onde dispomos de bicicletas, computadores, revistas e TVs além de fazer a interface entre os atletas e a TV Globo pois faremos videoconferencias com os atletas diretamente da Vila Olímpica.

2- QUANTAS PESSOAS REPRESENTANTES DO COB ESTARÃO COM VOCÊ EM PEQUIM E COMO É TRABALHAR EM UM PAÍS COM INÚMERAS DIFERENÇAS CULTURAIS EM RELAÇÃO AO BRASIL?

Temos 18 pessoas na parte administrativa/tecnica e 13 na area medica contando com médicos, fisioterapeutas quiropraticista e massagistas.
É muito interessante trabalhar em um País tão diferente, pois quando prometem eles cumprem, contudo, basta mudar algo para eles se perderem e ficarem confusos. Apesar disso são muito solicitos, educados e atenciosos. Sorriem e estão disponiveis o tempo todo. Temos a dificuldade da lingua, pois a maioria não fala inglês e só mandarim, porém temos voluntários que servem de interprete para ajudar todos os membros da delegação. As dificuldades são compensadas pela maneira como atendem, sempre querendo agradar e ajudar.

3- QUAL A LOGÍSTICA QUE VOCÊ UTILIZA PARA RECRUTAR OS VOLUNTÁRIOS DURANTE O ANO PARA OS PRINCIPAIS EVENTOS E QUAIS SERÃO AS COMPETIÇÕES ORGANIZADAS PELO COB ATÉ O FINAL DE 2008?

Tenho um grupo de voluntários que já trabalha comigo desde 2002 e ao longo desses anos quando iniciamos a criaçao da cultura do voluntariado esportivo no Brasil. Depois do Pan fiquei com um banco de dados com voluntarios do Brasil inteiro. Mas eu tenho um grupo de voluntarios fieis que me acompanha em todos os eventos. Vejo o formato e necessidades para procurar voluntarios com aqueles perfis. Se foram atuar na area de imprensa que sejem jornalistas ou estudantes de jornalismo, na area medica formação médica. Para cada função é traçado um perfil e tento casar com os voluntarios ou recrutar com esse perfi.

4- QUAL A PRINCIPAL LIÇÃO QUE VOCÊ PODE NOS PASSAR SOBRE GESTÃO DE EVENTOS E GESTÃO DE PESSOAS?

Lidar com pessoas é muito interessante. Tento valorizar e tirar o melhor das pessoas que já estão ali dispostas a ajudar, a aprender, a ter experiencias novas. O importante é o legado social. Que os voluntários saiam enriquecidos e diferentes como pessoas. Muitos já se recolocaram no mercado de trabalho, pois fazem contatos e adquirem experiencias novas. Ao mesmo tempo cresço também como pessoa, gosto de conhecer e aprender com pessoas de educaçào e criações diferentes. É uma troca muito bacana.
PAULA HERNADEZ é ex-atleta de vôlei,
Jogou no Minas Tenis Clube de Belo Horizonte-MG, participou como jogadora das Olimpiadas de Moscou, Mundial no Mexico e Copa do Mundo no Japão.
Formada em Jornalismo e Biologia, apresentadora de TV. Gerente dos Voluntários dos Jogos Pan-americanose Parapan-americanos RIO2007
Trabalhou nas Olimpiadas de Atenas e Pequim.
Atua no COB como Supervisora de Voluntáriosdesde 2002

Nenhum comentário: