quinta-feira, 14 de agosto de 2008

ECONOMIA DOS ESPORTES

Caros Amigos,

O site da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) já está divulgando o início de um projeto inovador que pretende discutir e fomentar sobre a economia no mundo esportivo.
Tal projeto se baseia em estudar e analisar o mercado esportivo de maneira profissional. Além de gerar discussões e dar apoio a todos os profissionais interessados em pesquisar sobre o mercado esportivo é um dos modos de unir profissionais de vários setores esportivos com objetivos em comum.

Segundo DÁRCIO GENICOLO MARTINS, um dos idealizadores do projeto, o grupo tende a aumentar em quantidade e qualidade no decorrer deste ano.

“Inicialmente, não eram esperadas muitas pessoas no primeiro encontro e surpreendentemente aparecerem em torno de 22 pessoas interessadas. Já no segundo encontro o numero de pessoas dobrou e agora esperamos que esta seja uma tendência para os próximos encontros”.

Ainda neste mês publicaremos maiores informações sobre o grupo de estudos.

Confiram a notícia veiculada no site da PUC-SP:

O Laboratório de Economia dos Esportes inicia suas atividades do semestre: dia 14/8, às 18h, o prof. Nelson Carvalheiro fala sobre a questão da competitividade nos campeonatos brasileiros de futebol; dia 28/8, às 18h, o prof. Dárcio Genicolo Martins discute a questão do mercado de trabalho de atletas profissionais, antes e depois da Lei Pelé. As duas atividades se realizarão na sala 126 (1º andar, Prédio Novo).

Para as semanas seguintes, o grupo de pesquisas espera contar com a participação de alunos, pesquisadores e professores que tenham algum projeto em elaboração, em andamento, ou mesmo que já tenham sido finalizados.

O Laboratório de Economia dos Esportes é um grupo de estudos e pesquisas que desenvolverá estudos econômicos sobre esportes, no Brasil e no mundo – com a utilização de métodos estatísticos e econométricos, além de modelos das diversas disciplinas do curso de economia e de áreas afins. O grupo irá receber e orientar alunos interessados em projetos de iniciação científica e monografias sobre esses assuntos, assim como a adesão de professores e pesquisadores que se interessem por sua temática. Neste início, há apenas uma única linha de pesquisa, Economia do Futebol; mas o grupo está aberto para a construção de outras linhas, principalmente aquelas voltadas para a gestão de atividades esportivas e políticas públicas voltadas para os esportes.

O site do Laboratório está em construção, mas já há um blog para divulgar o grupo de pesquisas:
http://economiadofutebol.wordpress.com
Mais informações: (11) 3670-8136.

Nenhum comentário: