quarta-feira, 28 de abril de 2010

SEM MARKETING, SÃO BERNARDO COMEMORA


CAROS AMIGOS,

São Bernardo se junta aos grandes times do estado de São Paulo conseguindo acesso para a Série A1 do Campeonato Paulista de futebol da proxima temporada. Confiram nota veiculada por Rodrigo Capelo para o site Maquina do Esporte:


Sem marketing, São Bernardo comemora

RODRIGO CAPELO Da Máquina do Esporte, em São Paulo

Promovido à primeira divisão do Campeonato Paulista no último sábado, o São Bernardo foi uma das maiores atrações da Série A2. O time do ABC teve média de 6.811 torcedores em suas partidas, mais do que a média de toda a elite na fase inicial (4,7 mil adeptos). E tudo isso sem um departamento específico de marketing.


As ações do São Bernardo têm auxílio de uma empresa terceirizada, que cuida também da assessoria de imprensa do clube. Profissionais que atendem a imprensa e planejam a exposição da equipe são os mesmos que trabalham em conjunto com a diretoria em promoções ou ações para incrementar a média de público no estádio.


Atualmente, a agência está reunindo dados sobre a participação na Série A2 do Estadual. A meta é apresentar esses números ao mercado e facilitar a prospecção de patrocinadores. Na Série A2, o São Bernardo fez promoções que alavancaram o público. Foram feitas parcerias com empresas locais para que ingressos pudessem ser vendidos entre seus colaboradores e familiares.


Como consequência, apenas no último jogo, contra o Pão de Açúcar Esporte Clube, quando a promoção foi assegurada, houve público de 13,5 mil pagantes. Outros assuntos, como a criação de um plano de fidelização para torcedores e a venda de camisas, também são feitos em parceria com a agência contratada. O fato de não possuir um departamento de marketing específico provavelmente se deve ao pouco tempo de vida do clube.


Criado em 20 de dezembro de 2004, o São Bernardo tem como missão representar a cidade no futebol estadual, e tem obtido desempenho bastante positivo. No início de 2005, inscreveu-se na segunda divisão do Campeonato Paulista e conseguiu, logo na primeira temporada, o acesso à A3. Em 2008, garantiu presença na A2 e, em 2011, jogará a A1.


Com a presença do São Bernardo, aliás, o ABC terá representantes de suas três cidades na elite pela primeira vez na história do Campeonato Paulista. São Caetano e Santo André, finalista deste ano, já estavam na Série A1.



FONTE: MÁQUINA DO ESPORTE

Nenhum comentário: