quinta-feira, 31 de março de 2011

Clubes vão propor criação de liga para a CBF

ERICH BETING
Da Máquina do Esporte, São Paulo - SP
Em 30/03/11 as 17:17


Uma comissão liderada por Botafogo, Corinthians e Cruzeiro deve oficializar, em breve, uma proposta para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que seja criada uma liga de clubes para organizarem o Campeonato Brasileiro de futebol.



O projeto ainda é embrionário e faz parte de um pacote de propostas que deverá ser apresentado para a CBF ainda como desdobramento do racha no Clube dos 13. Os três principais dissidentes do C13 são os mais entusiasmados com a formatação de uma liga.



O objetivo, segundo eles, é tratar o futebol de forma mais profissional, tirando da CBF a organização do Campeonato Brasileiro e deixando a entidade responsável apenas pela gestão da seleção brasileira. Em entrevista no Paraguai, onde está com o time do Cruzeiro para jogo da Copa Santander Libertadores, o presidente cruzeirense, Zezé Perrela, disse que o objetivo da liga é ter um comando apolítico.



"Não tem como adiar mais. A ideia é contratar profissionais para administrar a liga, deixar de politicagem. Fazer um conselho gestor para definir quem comandará a liga", afirmou Perrela em entrevista a veículos de imprensa no desembarque do Cruzeiro no Paraguai.



Os detalhes da liga ainda estão sendo debatidos entre os clubes envolvidos. Caso ela de fato seja criada, significaria de vez o fim da representatividade do Clube dos 13 na Série A do Brasileirão.

Metodista/São Bernardo sediará o Campeonato Pan-Americano de Handebol de Clubes




O município de São Bernardo do Campo, com a equipe masculina de Handebol Metodista/São Bernardo, será sede do 3º Campeonato Pan-Americano de Clubes de Handebol, que ocorrerá entre os dias 5 e 9 de abril de 2011. O torneio vale vaga no mundial da categoria, que acontecerá no Qatar de 14 a 18 de maio. Os jogos serão no Ginásio Cidade de São Bernardo “Adib Moyses Dib” (Poliesportivo - Av. Kennedy, 1155, B. Anchieta, SBC).

O Pan-Americano de Clubes é organizado pela Federação Pan-Americana de Handebol e pela Confederação Brasileira de Handebol em parceria com a prefeitura de São Bernardo do Campo. Seis equipes participam do torneio: Club Atletico River Plate (ARG); Sociedad Villa Ballester (ARG); Esporte Clube Pinheiros (BR); Metodista/São Bernardo (BR); Unopar/Londrina (BR) e Universidad Americana (Paraguay).

O secretário de Esportes de São Bernardo, José Luiz Ferrarezi, ressalta a importância do evento e a oportunidade de integração com os núcleos esportivos do município. “Para nossa cidade é extremamente importante organizar eventos dessa magnitude. Primeiro, porque São Bernardo já faz parte do cenário esportivo nacional e quer ser referência nos esportes de alto rendimento. Segundo, porque a equipe da Metodista é tradicional no handebol. Somos oito vezes campeões da Liga Nacional”, afirmou.

O time da Metodista/São Bernardo é octacampeão da Liga Nacional e do Campeonato Paulista, além de ter cinco títulos Sul-Americanos e dois títulos Pan-Americanos. Criada em 1993, a equipe masculina venceu pelo menos uma vez todos os títulos continentais, nacionais e estaduais dos quais já participou.

Desde 1996, a Metodista/São Bernardo já cedeu 16 jogadores para as seleções que representaram o Brasil nas Olimpíadas. Esse número representa mais de 1/3 dos 46 atletas convocados para Atlanta/1996, Atenas/2000 e Pequim/2008, edições dos Jogos em que o País participou do torneio de handebol masculino.

Confira a tabela dos jogos:

Primeira Fase

05/4 - 18h - Unopar / Londrina x Universidad Americana
05/4 - 20h - Metodista / São Bernardo x E. C. Pinheiros

06/4 - 18h - River Plate x Universidad Americana
06/4 - 20h - Metodista / São Bernardo x Villa Ballester

07/4 - 18h - E. C. Pinheiros x Villa Ballester
07/4 - 20h - Unopar / Londrina x River Plate


Semifinais

08/4 - 18h - 1º A x 2º B
08/4 - 20h - 1º B x 2º A

Disputa do 5º e 3º lugar
09/4 - 13h
09/4 - 15h


Final

09/4 - 17h