domingo, 30 de novembro de 2008

COMO AJUDAR SANTA CATARINA?


CAROS AMIGOS,


O SÃO PAULO SOCIAL, realiza nas portas do estádio do Morumbi ação social em prol das vítimas da tragédia de SANTA CATARINA.


A ação ocorre desde quinta-feira para ajudar as pessoas que enfrentam dificuldades em função das fortes chuvas que causaram diversos danos em cidades de Santa Catarina. Para dar sua contribuição a quem ficou desabrigado, o time tricolor está tentando mobilizar seu torcedor para fazer doações.



Uma faixa da mobilização foi estendida no Centro de Treinamento da Barra Funda e vários jogadores posaram ao lado. No banner, o São Paulo pede uma ajuda de seus torcedores.


"Qualquer que seja sua bandeira, vista a camisa da solidariedade. É um momento de união: a situação na região é crítica", alerta a faixa.


O técnico Muricy Ramalho e os atletas André Lima, Hugo, Jean, Rafael, Hernanes, Dagoberto, Rodrigo e Jorge Wagner apoiaram a campanha em foto no CT. A arrecadação de vestuários e mantimentos começa nesta quinta.


Para viabilizar a campanha, o São Paulo tem a ajuda da Defesa Civil e o transporte até Santa Catarina será feito por uma empresa parceira do clube.


"Os estragos em SANTA CATARINA foram enormes. Das nossas casas pudemos ver nessa última semana a tragédia que ocorreu no sul do nosso País."


"Queria fazer um apelo para que reflitam um pouco sobre o que aconteceu. E se fosse aqui? E se fosse com seus familiares? Na sua casa?"


"Pare, reflita e tome a decisão certa! Ajude!"



CONFIRAM OS POSTOS DE ARRECADAÇÃO:


A Cruz Vermelha Brasileira e a Comdec (Coordenadoria Municipal da Defesa Civil-SP) anunciaram a criação de postos para arrecadar doações para as vítimas das chuvas que atingem Santa Catarina.


A arrecadação vai funcionar 24 horas na sede da Comdec --na rua Afonso Pena, 130, no bairro Bom Retiro--, e na sede da Cruz Vermelha Brasileira --na avenida Moreira Guimarães, 699, no bairro Saúde. As defesas civis das subprefeituras receberão doações em horário comercial.


Os postos vão receber doações de roupas, calçados, cobertores, fraldas, água potável, material de higiene, alimentos não perecíveis, entre outros. Entre ontem e hoje, a Cruz Vermelha Brasileira recebeu mais de dez toneladas de doações, que serão levadas nesta sexta-feira (28) à Defesa Civil de Santa Catarina.


Além da sede da Cruz Vermelha Brasileira, é possível fazer doações nos seguintes postos da entidade (horário comercial):


- Colégio Santo IvoRua Paço da Pátria, 1705, Alto da Lapa


- Iolanda e MarceloAvenida Henrique Franco, 135


- Limoeiro - São Miguel Paulista pelo fone: 2025-7369


- ACM - Associação Cristã de MoçosAvenida das Flores, 453 - Jd. das Flores --Osasco


- Restaurante MostardaAv. Luis Carlos Berrini, 483, Brooklin Novo


- Escola Oriental de Massagem e AcupunturaAvenida Diederichsen, 1000, Jabaquara próximo ao metro Conceição


- Felicita BeautyRua Dr. Cesário Mota Jr, 383, Vila BuarqueConsolação


- Supermercado Papini,Avenida Professor Papini, 232, Cidade Dutra


- Condomíno Jd. Office TowerAlameda Joaquim Eugênio de Lima, 881, Jardins


A Força Sindical Nacional também está recebendo doações. Eles pedem às aos sindicatos e federações que colaborem com alimentos não perecíveis, roupas, água potável, artigos de higiene e calçados. A Força montou um posto de arrecadação em sua sede em São Paulo, na rua Galvão Bueno, 782, na Liberdade.


O São Paulo Futebol Clube realizará um mutirão de arrecadação entre esta quinta-feira e o sábado (29). A arrecadação acontecerá no portão 1 do Estádio do Morumbi, das 8h às 20h. No domingo (30), dia da partida entre o São Paulo e o Fluminense, todos os portões de acesso ao estádio receberão doações, desde a abertura até o intervalo do jogo.


A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) também receberá doações de alimentos não perecíveis, roupas e cobertores nas estações de trem de maior movimento em São Paulo: Luz, Brás, Barra Funda, Osasco, Santo Amaro, Santo André.


As doações ocorrem a partir das 15h desta sexta-feira (28). A empresa se responsabilizará pelo transporte das doações, que serão entregues à Defesa Civil de Santa Catarina. As doações podem ser depositadas nas caixas instaladas nas estações ou entregues a um agente operacional.


Água Potável


A Polícia Militar de São Paulo também está recebendo doações. A prioridade, segundo a assessoria da PM, é para a arrecadação de água potável. Para doar, basta procurar um Batalhão da Polícia Militar mais próximo de sua casa. A relação completa está no site da Polícia Militar.
Também é possível realizar doações no Depósito do Fundo Social da Solidariedade em São Paulo, na avenida Marechal Mário Guedes, 301, Jaguaré (das 9h às 16h).

Roupas


O campus da Univali (Universidade do Vale do Itajaí) de Balneário Camboriú (SC) está confeccionando roupas de cama e camisetas para as vítimas das chuvas na região. A universidade precisa de voluntários para ajudar na confecção das roupas, além de doações de matéria prima como malha, tecidos, elástico e embalagens plásticas.


A Univali observa ainda que os voluntários não precisam saber costurar. Eles podem ajudar no corte, etiquetagem e embalagem das peças. O laboratório de Modelagem e Vestuário fica localizado no bloco 9 do Campus Balneário Camboriú --na quinta avenida, s/n, bairro dos Municípios-- e vai funcionar das 8h30 às 20h. Mais informações pelos fones (47) 3261-2351 ou (47) 3261-1292 ou (47) 3261-1358.



Recomendações da Defesa Civil


A Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil), vinculada ao Ministério da Integração Nacional, divulgou nesta quinta-feira uma lista de orientações para os interessados em ajudar. Segundo o órgão, a idéia é evitar problemas gerados pela "doação desorganizada" como a não correspondência das doações com as necessidades reais dos atingidos.


Veja as recomendações:
-Antes de efetuar doações procure informações de necessidades levantadas pela Defesa Civil do seu Estado ou município, ou em quartéis de Bombeiros ou Polícia Militar, por exemplo;


-Atentar para a qualidade do material doado;


-Estabelecer uma comunicação eficaz entre o doador e autoridade de Defesa Civil local onde ocorreu o desastre;


-Consultar as autoridades que estão gerenciando a situação para averiguar a real necessidade de doação de gêneros e da quantidade, antes de iniciar qualquer campanha de arrecadação.


FONTE: FOLHA ONLINE


NOTÍCIAS RELACIONADAS















LUTO - "Falece Marcelo Portugal Gouvêa"


CAROS AMIGOS,


É com grande pesar que venho informar a notícia do falecimento de Marcelo Portugal Gouvêa, ex-presidente do São Paulo Futebol Clube. O velório acontece na capela do Hospital, seguido do enterro, no Cemitério São Paulo, às 15h00


Confiram notícia na integra:


Falece Marcelo Portugal Gouvêa
Presidente do tri mundial falece em São Paulo, enterro será às 15h00
SPFC - 30/11/2008


O São Paulo Futebol Clube comunica com o mais profundo pesar e saudade o falecimento do ex-presidente Marcelo Figueiredo Portugal Gouvêa, um dos mais respeitáveis, vitoriosos e carismáticos dirigentes do futebol brasileiro.


O ex-presidente faleceu na noite deste sábado, aos 70 anos. Sofrendo de insuficiência cardíaca, foi submetido a uma cirurgia para a colocação de ponte de safena no mês passado, encontrando-se desde então na UTI do hospital Sírio Libanês, em São Paulo.


O velório acontece na capela do Hospital, seguido do enterro, no Cemitério São Paulo, às 15h00.
O São Paulo FC manifesta sua solidariedade à família, e enaltece a dedicação deste que foi um Presidente generoso, apaixonado e competente, que levou o clube a algumas de suas mais importantes glórias.


Querido por toda a nação tricolor, será para sempre lembrado como um dos maiores presidentes da História do São Paulo FC.


Homenagem


O diretor da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Virgilio Elísio, informou que todos os jogos da 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo, terão um minuto de silêncio respeitado em homenagem ao dirigente.


História


Marcelo Portugal Gouvêa é o presidente do tri mundial. Foi eleito em 2002 para um mandato biênio. Reeleito em 2004, esteve à frente do Clube até 2006 e teve presença marcante e direta nas conquistas do Campeonato Paulista (2005), Copa Libertadores da América (2005), Mundial Interclubes (2005), além de fazer parte da diretoria nas conquistas dos Campeonatos Brasileiros de 2006 e 2007.


Sua gestão foi marcada pela ampla reestruturação do clube, garantindo a revitalização e modernização da área social e do Estádio do Morumbi. Em 2003 inaugurou o REFFIS, referência mundial na medicina esportiva de reabilitação e fisioterapia.


Inaugurou também o CFA, Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel, em Cotia, modelo internacional de excelência no cuidado com as categorias de base.
Atualmente ocupava a Diretoria de Planejamento do clube.


Marcelo Figueiredo Portugal Gouvêa (02 de março de 1938 - 29 de novembro de 2008)


Advogado

Sócio número 340 - desde 05/08/66


Conselheiro eleito em 25/04/1970 - 30/04/80


Conselheiro eleito em 03/11/1981 - 30/04/88


Diretor Administrativo - 22/04/84 até 30/04/88


Membro da comissão de reforma estatutária entre 06/05/86 e 30/04/1990


Membro da comissão de sindicância entre 09/06/87 e 16/05/89


Diretor de Futebol entre 05/05/88 e 30/04/1990


Conselheiro eleito entre 07/04/1990 e 30/04/94


Membro da comissão de adaptação ao estatuto entre 21/05/96 a 30/04/98


Conselheiro Vitalício - 13/03/96


Membro da comissão de emendas ao estatuto - 30/02/96 a 30/04/98


Membro do conselho consultivo - 27/01/99 a 30/01/2004


Membro do conselho fiscal - 29/04/00 a 19/04/02


Presidente da diretoria executiva - 20/04/2002 a 30/04/04


Reeleito presidente da diretoria executiva - 30/04/04 a 16/04/06


Diretor de planejamento e desenvolvimento- 16/05/06


FONTE: SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE




LINK DA NOTÍCIA:


quarta-feira, 26 de novembro de 2008

REEBOK CHRISTMAS 10 KM


CAROS AMIGOS,

No próximo dia 06 de dezembro na Cidade Univesitária (USP) será realizada a Reebok Christmas 10km com organização da GAYOTTO MARKETING ESPORTIVO.

Esta será a mais badalada prova noturna com largada marcada às 20h00.

Queríamos entender melhor sobre o processo de planejamento, organização e das ações que irão ocorrer no dia do evento.

Entramos em contato com a GAYOTTO e em um primeiro atendimento, RODRIGO CARLOS DO NASCIMENTO, assistente da Diretoria, nos indicou a pessoa certa para responder tais dúvidas, FABIANA BRAZÃO PARDO.

Segundo FABIANA, coordenadora da unidade de negócios da empresa, “algumas intervenções serão feitas durante o evento com destaque para queima de fogos, show de Tech samba, neve artificial, surpresa vinda do céu, teste drive, foto com Papai Noel e será montado um stand da Reebok Concept Store.

Além disso, haverá na arena um LOUNGE VIP de 600m2 aberto a todos que estiverem no evento.

“Normalmente em eventos desse porte, tal setor é exclusivo para algumas pessoas, nessa prova será aberta a todos os participantes e seus familiares.”

O Alongamento será orientado por profissionais da Reebok Sport Clube e a ainda haverá oportunidade de fazer o teste da pisada para que se possa constatar e indicar o melhor calçado para a prática esportiva adequada. Assim, conseqüentemente, melhorando o rendimento nos treinamentos e nas provas.

Ações dos parceiros serão feitas no evento e por se tratar de uma prova temática, o papai Noel também estará presente no dia. Além de todas essas ações, FABIANA comenta que outras surpresas aos participantes serão destaques no dia e no pós-evento.

Ainda achamos interessante saber o porquê da realização de provas noturnas.

FABIANA destaca que este não é a primeiro evento que a GAYOTTO está realizando a noite.

“Como inúmeras provas são realizadas aos finais de semana, durante o dia, e como em São Paulo os locais possíveis para a realização de um evento com tal porte são os mesmos, a GAYOTTO, pensando sempre na inovação promoverá o evento na USP durante a noite disponibilizando a todos os participantes e presentes no dia as ações comentadas anteriormente.


Confiram a programação para o dia do evento:

18h30- abertura do lounge

19h30- início do aquecimento /alongamento

20h00- largada

21h30 - início da cerimonia de premiacão



Maiores informações nos sites a seguir:

PROGRAMAÇÃO:



REGULAMENTO DA PROVA:


INSCRIÇÕES:



GAYOTTO MARKETING ESPORTIVO

REUNION E SANDRO DIAS ORGANIZAM EVENTO EM SANTO ANDRÉ

FONTE:REUNION SPORTS E MARKETING
CAROS AMIGOS,


Finalizando o calendário de esportes radicais deste ano, acontecerá em Santo André no dia 20 de dezembro "O DIA D", evento que contará com a participação do atleta consagrado no meio esportivo Sandro Dias, o "mineirinho". Quem irá organizar o evento será a REUNION SPORTS E MARKETING. Confiram maiores informações a seguir em notícia veiculada no site da empresa:


Sandro Dias comanda edição turbinada do “O dia D” em 2008


Pelo terceiro ano consecutivo, Sandro Dias, atual pentacampeão mundial de skate vertical, vai fechar o calendário dos esportes de ação no Brasil. Em uma temporada de ouro para as modalidades radicais no País, “O dia D” apresentará uma edição turbinada em 20 de dezembro, no Parque Central, em Santo André (SP).


Após fechar parceria com a ReUnion Sports & Marketing, “O dia D” apresentará novidades e uma infra-estrutura maior para receber um grande público – em 2007, 25 mil pessoas compareceram, segundo estimativa da Guarda Civil Metropolitana de Santo André.


Apresentaremos muitas novidades este ano e isso me deixa muito feliz, pois elas mostram o grande crescimento do “O dia D” em apenas três edições. A intenção é fazer, mais uma vez, uma festa para milhares de pessoas, reunindo esporte, música e diversão. A chegada da ReUnion, com toda a sua experiência na área do marketing esportivo, vai fortalecer ainda mais o evento e tenho certeza que todos gostarão das inovações”, disse Sandro.


“Um dos passos mais importantes da história da ReUnion foi a sua entrada no segmento dos esportes radicais, que aconteceu com a grande ajuda do Sandro Dias. Com a ESPN, realizamos os X Games Brasil e conquistamos um grande sucesso em abril. Agora, ao lado dele, vamos trabalhar muito para alavancar ainda mais “O dia D”, um evento que, apesar de novo, já está consolidado como um dos maiores do País”, comentou Geraldo Rodrigues, presidente da agência de marketing esportivo do Grupo ABC.


Além da demonstração de consagrados skatistas profissionais e de apresentações artísticas, como show da Banda Charlie Brown Jr., outras atrações acontecerão este ano. A programação no Parque Central começará na quarta-feira (17), com o início do “Circuito Brasileiro de Skate e Bike de Street e Vert” e irá se estender até sábado, quando acontece “O dia D”.


Para a realização dos campeonatos, será construída, pela primeira vez na história do evento, uma pista de Street. Além disso, dois telões serão montados ao lado do half pipe para que o grande público possa acompanhar as principais manobras dos skatistas e as atrações artísticas perfeitamente.


A rica programação ainda contará com apresentações de B-Boys e Beat Box, e com o “Campeonato Sandro Dias de Skate Vertical Amador”, que premia o vencedor com passagens para uma competição no exterior.


FONTE: ReUnion - Esporte e Marketing Esportivo


O dia D Data : 20/12/2008


Local: Parque Central, Santo André (SP)


Horário: A partir das 13h00min


Principais atrações: Demo de consagrados skatistas profissionais (Sandro Dias e convidados), show da banda Charlie Brown Jr., finais do “Circuito Brasileiro de Skate e Bike de Street e Vert” e apresentação de B-Boys e Beat Box.








LINK DA NOTÍCIA:


SITE DO EVENTO:


REUNION SPORTS E MARKETING


NOTÍCIAS RELACIONADAS:

terça-feira, 25 de novembro de 2008

VIOLÊNCIA X FUTEBOL



CAROS AMIGOS,


Segundo notícia veiculada no site CIDADE DO FUTEBOL, a comissão de Combate e prevenção de violêcia nos estádios, pretende seguir o modelo inserido pela Federação Paulista de Futebol em território nacional.


Confiram a notícia na integra:




Comissão prevê extensão do cadastro de torcidas organizadas no país Medida já é realizada em São Paulo; intenção é responsabilizar protagonistas dos atos de violência nos estádios


Equipe Cidade do Futebol


A pauta “torcidas organizadas e violência no futebol” volta à tona no Brasil. E na última segunda-feira, em reunião para discutir sobre o tema, no Rio de Janeiro, a Comissão de Combate e Prevenção à violência nos estádios, prioridade para uma ação já delineada em território paulista: o cadastro dos associados às torcidas organizadas.


“Está sendo desenvolvido um sistema para que elas possam entrar no estádio com os seus apetrechos. Mas, para isso, elas precisam se adequar e estarem legalizadas”, explicou, em entrevista ao site Justicadesportiva.com.br, José Antonio Baeta.


Coordenador da comissão criada há mais de um ano, Baeta vislumbra a responsabilização dessas instituições com ligação aos clubes quando da ocorrência de atos de desordem nas arenas pelo país.


Membros do Ministério Público, Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ministérios dos Esportes e Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) também estiveram presentes no encontro.


“Com esse projeto, quem não estiver legalizado, poderá ser impedido de freqüentar o estádio. Além disso, uma vez que aconteçam atos de violência ou desordens generalizadas, as torcidas também poderão ser punidas, o que ainda não é possível”, completou Baeta.


Outro tema discutido na reunião foram os laudos de inspeção dos estádios. Atualmente, apenas três são utilizados, enquanto que são exigidos quatro pelas entidades internacionais. A modificação mais chamativa é a inclusão do laudo de engenharia para se medir a real capacidade dos estádios. Os outros documentos exigidos são do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Polícia Militar.


Na edição de 2008 do Estadual, a Federação Paulista de Futebol reprisou o sistema de cadastro de torcidas organizadas, grande novidade da competição um ano antes. Na medida, que foi testada, a priori, com cerca de 50 integrantes das principais torcidas dos quatro clubes grandes de São Paulo (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo), os filiados precisaram apresentar cópias do RG, do CPF e de um comprovante de residência, além de terem gravado suas vozes, imagens e impressões digitais – nos estádios, ficam localizados em um espaço específico.

FONTE: CIDADE DO FUTEBOL



LINK DO ARTIGO:
http://www.cidadedofutebol.com.br/Cidade/Site/Artigo/Materia.aspx?IdArtigo=10347


CIDADE DO FUTEBOL


FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL


INFORMAÇÕES SOBRE PROJETO DA FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL


GERANDO RECEITAS - MODELOS DE RELACIONAMENTO E MARKETING

CAROS AMIGOS,

Ter um projeto para captação de torcedores é um dos modelos de geração de receitas pouco explorado e mal administrado em nosso país. Salvo excessões, algumas entidades clubísticas do setor futebolístico tem desenvolvido seus projetos de sócio-torcedor e de expansão de suas marcas com certo destaque.


Confiram artigo publicado pelos site CIDADE DO FUTEBOL:



Construindo canais de relacionamento entre clubes e seus torcedores pelo mundo
Consulados, embaixadas, casas e peñas são algumas das denominações que fazem alusão à representação “diplomática” oficial que aproxima as entidades de sua base de seguidores



Rodrigo Barp*

Muitos clubes de futebol ainda não sabem explorar ao máximo seus canais de relacionamento com a base de torcedores e fãs. Mesmo porque não sabem sequer onde estão e quem são eles por meio de pesquisas e formação de banco de dados. Entretanto, algumas iniciativas interessantes e, algumas delas, já bastante consolidadas, podem servir como exemplo ilustrativo da atenção dedicada ao contato entre clube–torcedores, como importante meio de comunicação e marketing.


O S.C Internacional-RS, há anos, desenvolve seu programa de desenvolvimento dos “Consulados”. Para que se tenha idéia da importância desta política na gestão do relacionamento clube–torcedor, existe um menu exclusivo na página principal do site oficial do clube, na qual encontram-se informações sobre estatutos, regimentos e como fundar um consulado, bem como uma lista de cidades e países onde atualmente existem essas representações oficiais.


Cabe, abaixo, destacar sua definição: “Os Consulados constituem-se em representações dos associados do Clube de determinada localidade ou região, sendo canal de comunicação com seus integrantes."


Têm a finalidade de incentivar campanhas sociais, promover e angariar receitas e novos associados.”Ainda, suas principais funções:


- Incentivar campanhas sociais e participar, em nome do clube, de promoções, junto a entidades assistenciais;
- Promover campanhas de novos associados;
- Realizar promoções e eventos no município, bairro da capital ou região;
- Estimular a aproximação entre a Comunidade Colorada e os órgãos do clube;
- Zelar pela imagem e pelo bom nome do clube;
- Criar, organizar e manter atualizado o cadastro de torcedores colorados no consulado; - Organizar excursões e viagens, para assistir a jogos do Sport Club Internacional, no Beira-Rio e outras cidades;
- Indicar atletas de qualquer modalidade esportiva de interesse do clube.


No Rio Grande do Sul, a rivalidade e “concorrência” nesta atividade também ocorrem. Cumpre destacar o programa do “Cônsul Escolar” do Grêmio FBPA, cujas linhas gerais, extraídas do site oficial do clube gaúcho, determinam: “Seja um Cônsul Escolar do Grêmio representando oficialmente o Tricolor dentro da sua escola.


O escolhido também será o legítimo representante dos estudantes gremistas da escola junto ao Clube. Deverá ser escolhido dentre os alunos com reconhecida identificação com o Grêmio e que exerça forte liderança dentro do grupo de colegas.


O Cônsul Escolar terá a missão de mobilizar os gremistas da escola através de organização de eventos, festas, encontros de gremistas, ou como ele achar melhor. Ele ainda irá receber a carteirinha de Cônsul assinada pelo Presidente”.


O Figueirense-SC também desenvolve um programa bastante semelhante aos dos clubes gaúchos: “Dentro do conjunto de ações que ensejam a difusão do nome e da marca ‘Figueirense’ nos âmbitos estadual, nacional e internacional, o projeto tem o primordial objetivo de estabelecer a ligação do Figueirense Futebol Clube com as diferentes regiões do Estado de Santa Catarina, por meio da consolidação de pontos focais do Clube junto aos 293 municípios catarinenses, bem como através de representações em outros estados e países.


Ao fincar sua bandeira em cada um dos municípios catarinenses e nestes difundir o seu nome, marca, história, projetos e realizações, o Figueirense demonstra seu firme propósito de inserir-se entre as preferências do torcedor catarinense, sendo reconhecido como uma instituição esportiva de âmbito estadual”.


Dentre as competências do consulado, destacam-se: “Propor e esforçar-se pela viabilização de parcerias de natureza esportiva, social e comercial de interesse do Club; Difundir campanhas promovidas pelo Clube, destinadas à captação de novos associados”.

O FC Porto, de Portugal, criou a “Casa do Porto”, também com caráter de representação oficial dos interesses do clube. Até o Brasil já possui algumas unidades que, em breve, deverão receber maior atenção e apoio visando à reestruturação e expansão das atividades.

A maioria dos clubes espanhóis, em especial Barcelona e Real Madrid, fomentam a criação e expansão das “peñas”, cuja lista é vastíssima e se espalham por todo o mundo, realizando encontros anuais em suas cidades-sede. São entidades afiliadas ao clube e reconhecidas oficialmente por ele, tendo status de representação “diplomática” para tratar dos temas atinentes aos seus interesses desportivos, culturais e sociais essencialmente.

O clube argentino River Plate, dentro de sua política de valorização e expansão da marca ao redor do mundo, conta com a participação de jogadores formados em suas categorias de base para atuarem como seus embaixadores oficiais.

Atualmente, destacam-se, dentre eles: Hernán Crespo, Santiago Solari, Pablo Aimar, Javier Saviola, Maxi Lopez, Andrés D´Alessandro, Fernando Cavenaghi, Martín Demichelis e Javier Mascherano. Além disso, possui “Embaixadas” oficiais do clube em distintos países, como Estados Unidos, Porto Rico, Alemanha, Brasil, Austrália, Israel e Espanha.

Ao se fazer um apanhado geral, composto das principais idéias existentes nos exemplos mencionados, percebe-se que os objetivos dos clubes são criar e/ou estimular unidades de contato, comunicação e representação institucional, em diferentes localidades, de forma autônoma, porém submetida à sua chancela oficial, visando estreitar os laços com sua base de torcedores, a partir da interação entre temas relacionados ao esporte, cultura e negócios.

Uma excelente estratégia de valorização da sua história, tradição, conquistas, consolidação e expansão das atividades institucionais, cuja força maior encontra-se, em suma, em sua marca.


*Advogado, Pós-Graduado em Direito e Negócios Internacionais (UFSC) e Marketing Esportivo (UNICENP), além de autodidata em Direito Desportivo. Atua nas áreas de Marketing Esportivo, Relações Internacionais e Direito Desportivo.


FONTE: CIDADE DO FUTEBOL







ARTIGO:
CIDADE DO FUTEBOL











MEDIAL ROMPE PARCERIA COM O CORINTHIANS


CAROS AMIGOS,

Segundo notícia veiculada no site MÁQUINA DO ESPORTE a principal parceria existente entre MEDIAL SAÚDE e o clube do Parque São Jorge não haverá mais a partir do ano que vem devido a forte crise financeira que abalou o mundo todo.

No LANCENET Felipe Bolguese comenta que "A Medial Saúde pagou R$ 16,5 milhões para estampar sua marca na camisa do Corinthians em 2008, mas o clube queria cerca de R$ 20 milhões para renovar o contrato. Por isso, a empresa resolveu desistir da idéia de seguir patrocinando o Timão na próxima temporada"

Segundo publicou o Diário de São Paulo, "o provável substituto da Medial será o Bradesco, que estaria disposto a pagar R$ 22 milhões para acompanhar a volta do Corinthians à elite do futebol brasileiro e a caminhada da equipe no Paulistão e na Copa do Brasil de 2009, começando a estampar sua logomarca já para o confronto contra o Barueri, dia 21 de janeiro."

Confiram nota na integra da redação da MÁQUINA DO ESPORTE:

SEGUNDA-FEIRA, 24 DE NOVEMBRO DE 2008 - 18h00
REDAÇÃO Da Máquina do Esporte, em São Paulo


Em comunicado, a Medial Saúde oficializou, nesta segunda-feira, que não será a patrocinadora principal do Corinthians no ano que vem. A decisão, que foi influenciada pela crise financeira mundial e por uma reavaliação do planejamento da empresa para 2009, deixa o clube do Parque São Jorge à espera de novos investidores.
O acordo entre as partes havia sido firmado no fim do ano passado, logo após a queda do Corinthians para a segunda divisão. O contrato de um ano, no valor de R$ 16,5 milhões, é o maior já fechado por um clube brasileiro.

De acordo com o documento da empresa de seguros de saúde, a Medial está satisfeita com o resultado da parceria, que se apoiou na visibilidade da segunda maior torcida do país para ratificar seu posicionamento no setor.

A alta pedida do Corinthians, no entanto, atrapalhou a negociação. No início do processo, antes da crise, o clube queria cerca de R$ 22 milhões. Com a instabilidade financeira, o valor foi reduzido, mas não chegou a agradar a Medial.
A ligação entre as partes, porém, pode não ser completamente encerrada, uma vez que a companhia ainda estuda manter a propriedade da manga da camisa, como noticiado pela Máquina do Esporte no início de novembro.

Confira a nota na íntegra:

Após quase um ano de parceria vencedora entre a Medial Saúde e o Sport Clube Corinthians Paulista, a companhia opta por abrir mão do contrato de patrocínio principal ao clube.

A Medial encerra essa parceria satisfeita por ter alcançado o melhor resultado. Com muita saúde para vencer, o Corinthians retornou à elite do futebol, reconquistando o prestígio ao lado de uma torcida apaixonada e confiante. Já a Medial ampliou os horizontes de exposição e construiu uma plataforma de relacionamento com seus públicos por meio de ações que se desdobraram com grande efeito, graças ao patrocínio.

A Medial reconhece a importância deste investimento para o ano de 2008 e traça novas estratégias para 2009, alinhadas sempre a iniciativas que incentivem a qualidade de vida e o bem-estar, como foi o caso do investimento no futebol. A empresa estuda ainda outras formas de parceria com clube.

FONTE: MÁQUINA DO ESPORTE


LINK DA NOTÍCIA:


LANCENET:


ABRIL.COM:






sexta-feira, 21 de novembro de 2008

SANTANDER/SÃO BERNARDO CONQUISTA O ESTADUAL INFANTO


CAROS AMIGOS,


Na noite dessa sexta-feira, dia 21/11/2008, a equipe infanto de vôlei do SANTANDER/SÃO BERNARDO conquistou em partida acirrada o campeonato estadual da categoria. O jogo começou disputado e por fim a equipe de São Bernardo sagrou-se campeã com vitória merecida por 3x 1 sobre o E.C. PINHEIROS.


A equipe SANTANDER/SÃO BERNARDO é conhecida pela revelação e formação de atletas consagrados do vôlei brasileiro. Em aproximados 24 anos de existência já passaram por lá grandes talentos do vôlei, como os campeões olímpicos Gustavo, Ricardinho, Rodrigão, Tande, Marcelo Negrão, entre outros.


Já pensando no planejamento para 2009, entre os dias 15 e 16 de dezembro ocorrerá a 25ª PENEIRA DE VÔLEI MASCULINO da equipe. Segundo informações da assessoria de imprensa da equipe, "Com a integração definitiva dos jogadores Urso, Gian, André, Deivid, Isac, Ygor, Najari e Maurício na equipe adulta, atletas do infanto passarão para a equipe juvenil, e deixam abertas novas vagas na categoria infanto-juvenil. Nessas vagas entram os jovens que serão aprovados na peneira, que, será realizada no Ginásio Adib Moysés Dib (Poliesportivo), em São Bernardo."
Para maiores informações acessem o site da assessoria da equipe Photo&Grafia, ou liguem 0xx11-4123-4005 entre 9h00 e 18h00.



25ª PENEIRA SANTANDER / SÃO BERNARDO



PHOTO E GRAFIA



COPA NESCAU DE WAKE

FONTE: REVISTA WAKE BRASIL

CAROS AMIGOS,

No começo do mês, entre os dias 8 e 9 de Novembro ocorreu a 2ª Etapa da Copa Nescau de Wake 2008 .

O atleta e organizador do evento, Mário Manzolli, comemorou o sucesso da segunda etapa da Copa NESCAU de Wake. "A etapa foi maravilhosa, muito sol, disputas emocionantes e um grande público. Fico muito feliz em ver que a cada ano mais pessoas marcam presença na etapa de Araraquara, não só para assistir, mas para competir também, disse."

A terceira e última etapa da Copa NESCAU de Wake acontecerá nos dias 6 e 7 de dezembro em São Paulo – SP no Clube de Campo, na Represa Guarapiranga.

CONHECENDO UM POUCO DO WAKE...

"O wakeboard tem suas raízes ligadas aos surfistas da Califórnia que em dia sem ondas aproveitavam para “surfar” atrás de um barco. A partir dessa semente nos anos 70 o esporte foi se desenvolvendo até chegar no esporte como conhecemos hoje em dia".

"A partir do inicio do novo século o wakeboard se desenvolve como esporte aquático que mais cresce no mundo, o Brasil organiza campeonatos mundiais e o circuito paulista começa. O esporte se desenvolve cada vez mais rápido e em 2007 participou pela primeira vez dos Jogos Pan-americanos".

FONTE: WAKE BRASIL



MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE O WAKE:





VIRADA NOTURNA DE BIKE

FONTE: ADVENTURE CAMP


CAROS AMIGOS,


Neste último final de semana, no dia 15 de Novembro ocorreu a VIRADA NOTURNA DE BIKE. Este evento teve organização técnica da ADVENTURE CAMP e ocorreu dentro da VIRADA ESPORTIVA, promovida pela prefeitura da cidade de São Paulo.


O evento foi considerado um sucesso pelos participantes que puderam presenciar o passeio ciclístico. O passeio contou com 60km de percurso e aproximadas 12 horas de duração


Foi uma iniciativa interessante que neste ano contou com um público crescente em comparação ao ano passado. Os participantes puderam percorrer de bicicletas trechos da cidade de São Paulo impossívies de se percorrer durante a semana devido ao fluxo de carros. Não foi necessário cumprir todo o trajeto, os participantes puderam pedalar por trechos que lhes foram convenientes.





GALERIA DE FOTOS:

http://www.adventurecamp.com.br/galerias.asp?t=11&m=camp



ADVENTURE CAMP











quinta-feira, 20 de novembro de 2008

FÓRUM ESPM COPA 2014‏ É CANCELADO


CAROS AMIGOS,


Hoje pela manhã recebi por e-mail, informações sobre o cancalamento do fórum da ESPM que ia discutir os impactos e oportunidades que a copa de 2014‏ poderá trazer ao nosso páis.


Segundo informação da organização, devido a pedidos de várias instituições que iriam participar a data do Fórum foi adiada.


Confiram o e-mail na integra:


" Venho por meio deste, informar que embora esteja tudo preparado para o evento, recebemos várias solicitações individuais e de algumas instituições para realizá-lo em outro período. Além disso, o momento econômico, dificultou a participação de alguns palestrantes já confirmados.


"Assim sendo, tomamos a decisão de postergar o Fórum para o início do próximo ano, possivelmente no final de março ou início de abril. Nessa época, já teremos as definições das cidades-sede, o que nos posibilitará tratar com maior profundidade os temas do evento."




TELEFONE PARA CONTATO

Secretaria de Pós-graduação

(11) 5081-8184


quarta-feira, 19 de novembro de 2008

FALCÃO PARTICIPOU DE AÇÃO COM FÃS EM SÃO PAULO




CAROS AMIGOS,

NESTA terça-feira passada, dia 18/09/2008, Alessandro Rosa Vieira, mais conhecido como FALCÃO, esteve presente na loja Centauro do Bourbon Shopping Pompéia, em São Paulo (SP) para uma sessão de autógrafos. Crianças, jovens e adultos aproveitaram a oportunidade para conversar e tirar fotos ao lado do ídolo do futsal.

"Para o jogador, a ação, promovida pela CENTAURO e pela UMBRO, patrocinadora do atleta, é uma forma de estar mais próximo dos fãs. "Faço isso com muito prazer. É muito bom receber esse carinho do público", diz Falcão que até mostrou um pouco da sua habilidade com a bola."



FONTE: FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTSAL

FUTEBOL "ATIVA" DOAÇÃO DE SANGUE EM SÃO PAULO



CAROS AMIGOS,


Segundo notícia veiculada no site MÁQUINA DO ESPORTE, os goleiros Marcos, Rogério Ceni e Felipe irão participar de campanha por doação de sangue. Se tiverem a oportunidade participem da campanha doando sangue


Confiram a noticia na integra:


QUARTA-FEIRA, 19 DE NOVEMBRO DE 2008 - 14h17
REDAÇÃO Da Máquina do Esporte, em São Paulo


A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo fará, até o fim de novembro, uma campanha com os goleiros dos principais clubes da capital paulista para incentivar a doação de sangue. Estrelas da ação, Marcos, Rogério Ceni e Felipe cederam seus direitos de imagem para o órgão, que vai atuar nas sedes de três torcidas organizadas do município. Nos postos de doação haverá panfletos com os atletas estampados. A iniciativa começou no último domingo, quando a Secretaria instalou um posto móvel de coleta na Dragões da Real, que apóia o São Paulo. No próximo fim de semana, a Gaviões da Fiel, no sábado, e a Mancha Alviverde, do Palmeiras, serão contempladas pela ação. "O público que vai aos estádios de futebol é formado em grande parte por pessoas jovens e saudáveis, que são o perfil do potencial doador de sangue. Com esta campanha pretendemos mobilizar a população para este gesto importante que ajuda a salvar vidas", disse Osvaldo Donnini, coordenador da Hemorrede da Secretaria.



FONTE: MÁQUINA DO ESPORTE

terça-feira, 18 de novembro de 2008

CURSO DE INDÚSTRIA DO FUTEBOL: “ENTENDA ANTES DE INVESTIR”


CAROS AMIGOS,


Com o objetivo de "proporcionar aos participantes, conhecimentos sobre as peculariedades da Indústria do Futebol, visando investimentos, comercialização e financiamentos", irá ocorrer nos próximo dias 29 e 30 de Novembro o curso de INDÚSTRIA DO FUTEBOL.

O Palestrante que que irá reger o curso será o Pesquisador e Professor do Grupo Indústria do Futebol da Universidade de Liverpool (Inglaterra), OLIVER SEITZ. Segundo dados do site da organizaçãop do curso Oliver é o Primeiro brasileiro a ministrar aulas na Universidade de Liverpool, possui Pós – Graduação em Administração Esportiva, é Professor de Pós – Graduação de Administração e Marketing Esportivo e estrategista de marketing do Coritiba Footbal Club;

Confiram algumas temáticas que serão apresentadas no curso:

- Evolução do Futebol
- A Gestão de clubes de Futebol
- Estádios e Centros de Treinamento
- Princípios da Indústria do Futebol
- Mídia, Patrocínio e Licenciamento
- Princípios da Indústria do Futebol
- O Mercado de Transferências
- A Evolução do Futebol
-Origem do futebol; a transição para o futebol moderno no Brasil e no mundo; fatores que colaboraram para a formação do estado atual da indústria
- Princípios da Indústria do Futebol
- Aspectos que regem a indústria; perspectivas para o futuro; cases
- A Gestão de Clubes de Futebol
- Modelos de propriedade; fórmulas de gestão; modelos de financiamento; variáveis que influenciam o gerenciamento do futebol
- Estádios e Centros de Treinamento
- A exploração comercial de estádios e de centros de treinamento e variáveis de influência
Mídia, Patrocínio e Licenciamento
- Fundamentos do mercado midiático e do mercado de licenciamento e de patrocínio
- O Mercado de Transferências
- Análise do mercado de transferências de atletas no Brasil e no mundo
window.name="home"




- SERVIÇO -


LOCALIZAÇÃO:
Universidade Anhembi Morumbi - Campus Vila OlímpiaRua Casa do Ator, 275


DATA:

29 e 30 de Novembro


HORÁRIO

8h30 às 18h30


INVESTIMENTO
R$ 400,00- Pagamento em 2 vezes no cartão


CONTATO


Renato Galente

(11) 3207-5203

(11) 8597-7871




INSCRIÇÕES:


LINK DO CURSO:



FÓRUM ESPM COPA 2014‏


CAROS AMIGOS,

Na próxima semana, nos dias 25 E 26 DE NOVEMBRO, ocorrerá o FÓRUM ESPM COPA 2014‏. O principal objetivo do fórum está focado na análise dos impactos ECONÔMICOS-SOCIAIS E AS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS que o evento poderá trazer ao nosso país.


CONFIRAM notícia sobre o evento veiculada no site MÁQUINA DO ESPORTE sobre o evento:

QUINTA-FEIRA, 6 DE NOVEMBRO DE 2008 - 13h05
REDAÇÃO Da Máquina do Esporte, em São Paulo


A estagnação na organização da Copa do Mundo de 2014 vai completar um ano, e se o Brasil ainda não avançou muito na prática, o debate sobre o segundo maior evento esportivo do mundo vem ganhando espaço. Nos dias 25 e 26 de novembro, o Núcleo de Estudos em Negócios do Esporte da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) vai debruçar-se sobre os impactos do campeonato para o país, e as oportunidades que ele gera.

Entre os palestrantes, os maiores destaques são Caio Luiz de Carvalho, presidente da SPTuris, e João Paulo de Jesus Lopes, diretor de futebol do São Paulo. O primeiro vai tratar da visão do governo sobre a copa de 2014, enquanto o dirigente do clube do Morumbi vai apresentar a lista de encargos da Fifa para as cidades-candidatas. Os dois debates, ambos na terça-feira, serão completados ainda pela visão das empresas sobre o evento. No dia 26 de novembro, os convidados e palestrantes vão mesclar as últimas edições das Copas do Mundo com visões específicas do evento. O painel inicial do dia, que contará com Fábio Laudísio, sócio-gerente da VIS Sport & Entertainment do Brasil, aprsentará a experiências adquirida com as copas anteriores. O diretor de novos negócios da ESPM, Emmanuel Publio Dias, falará sobre a análise do marketing e da comunicação sobre o evento.

Já Ruy Ohtake (coordenador da modernização do Morumbi), Mauro Holzman (diretor de marketing do Atlético Paranaense) e Luiz Gonzaga Belluzo (diretor de planejamento do Palmeiras), explicam a influência do Mundial nos estádios do país.






MAIORES INFORMAÇÕS:
(11) 5081-8255 ou candidato@espm.br

LINK DO FÓRUM
http://www.espm.br/Upload/Cursos/477.pdf






CURSO DE MARKETING ESPORTIVO


CAROS AMIGOS,


Neste próximo domingo dia 23 de Novembro, a INTEGRA CURSOS E EVENTOS com apoio do INSTITUTO BRASILEIRO DE MARKETING ESPORTIVO(IBME) realizará o CURSO DE MARKETING ESPORTIVO: CONCEITOS, ESTRATÉGIAS E PATROCÍNIO.


O curso será realizado no Hotel Paulista Wall Street - Rua Itapeva, 636, São Paulo - SP (próx. a estação Trianon Masp do metrô) e estarão presentes os seguintes palestrantes:


Georgios Stylianos Hatzidakis (Olympia Sports)
Presidente da ABRADE (Associação Brasileira do Desporto Educacional), presidente do Instituto de Educação Desportiva da Uniban, proprietário da Olympia Sports, vice-presidente da Panathlon Club de SP e membro da Academia Olímpica Brasileira.
Atua no marketing esportivo desde 1982, tendo realizado diversos trabalhos na área.


Rafael Plastina (Informídia)
Diretor de marketing, comercial e desenvolvimento da Informídia Pesquisas Esportivas Ltda. desde julho de 2004. Acumula o cargo de sócio fundador e executivo da SCORE Sport Business & Consultoria Ltda e da SPORT TRACK Pesquisas Ltda.
Formou-se em direito na Universidade Federal da Bahia (UFBA). É Mestre em Administração e Marketing Esportivo pela OHIO University - USA e em Marketing pela Escuela Superior de Marketing y Administraccion de Barcelona, ESMA.


Erich Beting (Máquina do Esporte)
Editor executivo do site Máquina do Esporte e apresentador e comentarista do canal de TV BandSports.



PARA MAIORES INFORMAÇÕES LIGUEM:

(11) 5581 0111



INTEGRA CURSOS E EVENTOS




domingo, 9 de novembro de 2008

PAPO ESPORTIVO COM JESSÉ OLIVEIRA

JESSÉ OLIVEIRA
SUPERVISOR DE EVENTOS DO COB (COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO)
FOTO DO DIA 25/09/2008
OLIMPÍADAS ESCOLARES 2008 - 12 A 14 ANOS - POÇOS DE CALDAS – MG

http://vivendooesporte.blogspot.com/





CAROS AMIGOS,


No mês passado entramos em contato com JESSÉ OLIVEIRA, durante a realização das OLIMPÍADAS ESCOLARES, antigos JEBS (Jogos Estudantis Brasileiros) que, neste ano, teve a cidade mineira de Poços de Caldas, como sede da sua primeira etapa.


Para quem não conhece as Olimpíadas Escolares e segundo consta no site do COB, o evento tem como principal objetivo, “aumentar a participação das escolas de todo o país e de seus alunos em torno do esporte. Ao educar o jovem através da prática esportiva desde a escola, ele reforça seus ideais do movimento olímpico, constrói os seus valores, seus conceitos, se socializa e, principalmente, vive a realidade”.


A primeira etapa em Poços de Caldas contou com cerca de 2.800 participantes, atletas na faixa etária de 12 a 14 anos representando 800 instituições de ensino públicas e privadas de 21 estados. Foram disputadas medalhas em nove modalidades: handebol, basquete, atletismo, futsal, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. O evento foi realizado pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) com o apoio do governo de Minas Gerais e da cidade de Poços de Caldas.
A segunda etapa está ocorrendo na cidade de João Pessoa na Paraíba, disputam atletas com idade entre 15 e 17 entre os dias 06 e 16 deste mês.


O quadro PAPO ESPORTIVO pretende informar todos os que têm interesse em trabalhar na área esportiva ou simplesmente para quem gosta e está VIVENDO O ESPORTE.


Jessé é um líder detalhista, atencioso e sempre se mostrou disposto para qualquer tipo de perguntas em relação ao evento além de atender ao convite da quarta entrevista para o quadro “PAPO ESPORTIVO”.


Confiram o que JESSÉ tem a nos dizer:


VIVENDO O ESPORTE - Qual sua relação com o mundo esportivo e como você começou a atuar na área esportiva, VIVENDO O ESPORTE?


JESSÉ OLIVEIRA Dentro da minha vida escolar sempre fui muito ativo em todas as modalidades. Gostava de praticar esportes, adorava as aulas de educação física e por isso optei por fazer a formação na área. Fiz a faculdade me formando em Licenciatura Plena e, ainda na Universidade, optei por trabalhar com o Voleibol que na época, estava apresentando bons resultados, ganhando medalhas de ouro e com isso ganhando visibilidade e projeção internacional.

Comecei trabalhando em uma escolinha de vôlei do Flamengo passando a técnico de equipes do próprio clube. Após sair do Flamengo, atuei ainda em outros dois clubes como técnico indo mais tarde trabalhar na CBV (Confederação Brasileira de Voleibol).

Trabalhei por sete anos e meio na CBV, na área técnica do Vôlei de Praia, participando de eventos como o circuito Banco do Brasil, circuito Sul Americano, fui supervisor de etapas em Mar Del Plata e em Punta Del Leste, entre outros. Durante esses sete anos e meio trabalhei ajudando no desenvolvimento do Vôlei de praia Brasileiro. Saindo da CBV fui para o COB (COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO) em 1999 para estruturar uma competição escolar que, a princípio, ia ser realizada na cidade do Rio de Janeiro. O evento tomou outro rumo com parcerias do Ministério do Esporte e do Ministério da Educação ganhando projeções nacionais.

O projeto começou a ser desenvolvido em 2000. Já no ano de 2005, tomou um novo formato agregando outros interesses e princípios, além de uma nova parceria e uma nova direção. Com a nova coordenação vieram novos valores e um novo projeto. Nesse projeto acabei trabalhando no COB dentro da Gerência de Eventos fazendo parte da equipe de organização das OLIMPÍADAS ESCOLARES.

VIVENDO O ESPORTE – Focado no projeto das Olimpíadas Escolares, qual sua função específica ou seu papel no processo gerencial do evento?


JESSÉ OLIVEIRA – Para responder a essa pergunta seria interessante passar um pouco da estrutura do COB. O COB tem uma EQUIPE DE EVENTOS e como em qualquer outra empresa, em sua hierarquia, existe a figura de um gerente geral. No caso, em Poços de Caldas, esta figura é o Coordenador Geral das Olimpíadas Escolares, Edgard Hubner. Além desse cargo existem seis supervisores, eu sou um deles. A cada evento é indicado um responsável pelo evento e neste, especificamente, eu sou o supervisor responsável, isso dentro da estrutura como um todo. Em Poços cubro a Gerência Operacional.

A gerência operacional é responsável pelo PRÉ-EVENTO, ou seja, responsável pelo transporte de todo o comitê organizador das suas cidades até o local do evento; na cidade que está sediando o evento, responsável pela operação do transporte do evento, responsável pela montagem de estrutura de trabalho do comitê organizador, ou seja, todas as salas, toda a infra-estrutura de informática. Todos esses fatores, entre outros, são monitorados e controlados durante todo o evento pela Gerência Operacional.

Nós fornecemos a infra-estrutura de trabalho para todas as pessoas que vem ao evento. Ao final do evento tudo é recolhido, tudo o que trouxemos é embalado e mandado de volta. Isso funciona evento a evento de maneira sincronizada e organizada. O pré-evento é muito mais trabalhoso do que o evento em si. Durante o evento nós vamos “apagando incêndio”; tudo o que é necessário comprar ou ajustar faz parte da nossa função. É necessário deixar a operação pronta para que as pessoas cheguem e já se tenha a estrutura pronta e organizada.

VIVENDO O ESPORTE - Continuando nesse foco do esporte escolar, qual sua visão sobre o mesmo e a relação com a formação de atletas cidadãos a curto e a longo prazo?


JESSÉ OLIVEIRA - O projeto das Olimpíadas escolares é ambicioso. Ele não esta focado na formação de atletas e sim de uma sociedade em função do esporte. Sabe-se que o numero de crianças que participam dos jogos de todas as etapas municipais e estaduais do Brasil é grande, muito poucos vão chegar ao alto rendimento. Precisamos de muitos atletas, em quantidade, para tirar qualidade. Uma vez que trabalhamos com esse numero grande de atletas formamos poucos atletas de rendimento, mas pelo menos está sendo incutida na cabeça dessas crianças a importância do esporte em suas vidas para se tornar uma pessoa saudável, pra se tornar um cidadão também saudável. Este projeto não é somente esportivo, é um projeto sócio-cultural.

Nós oferecemos inúmeras possibilidades com atividades culturais durante o evento. Muitas delas falando de meio ambiente, de turismo, da cultura em si. No projeto OLIMPÍADAS ESCOLARES são agregadas variados valores durante a realização do evento.

VIVENDO O ESPORTE - O que você daria de dica para as pessoas que tem o interesse em trabalhar com gestão de eventos esportivos e se tornar futuros gestores?


JESSÉ OLIVEIRA - A grande importância, o grande detalhe do evento é prestar atenção em tudo. A chave do sucesso é ser DETALHISTA! Temos uma equipe no COB que a cada evento tenta se aprimorar. A cada evento estamos modificando e tentando acertar sempre o melhor possível. Procuramos prestar atenção nos detalhes mudando a estrutura da área técnica, identificando os pontos falhos e os erros que cometemos. Como dito anteriormente o segredo está nos mínimos detalhes.

É muito comum, por exemplo, nos dias de hoje, ao entrar em um ginásio a ultima coisa que consigo observar é o jogo. A partida em si, é a ultima coisa que eu irei prestar atenção. Eu procuro me prender aos detalhes. Olho as arquibancadas, a estrutura que está montada, vejo se as coisas estão certas dentro de quadra. Esse é um ponto fundamental que vamos ganhando com o passar do tempo e que a cada vez vai melhorando e se tornando um conhecimento sólido e efetivo. Se ao chegar no ginásio ou em determinada arena esportiva e olhar o jogo de primeira, acabo me perdendo com os outros fatores que envolvem um evento esportivo. Ter seriedade e tato é fundamental.

Eu costumo sempre usar um exemplo de um chefe meu na CBV. A cada etapa de competições do vôlei de praia em que íamos trabalhar aprendia uma nova lição. O vôlei de praia é muito dinâmico, depende muito do fator climático, da faixa de areia e também da maré. A cada competição que nós chegávamos ele me perguntava, “Jessé, o que está faltando hoje? Onde está o erro?” - Eu procurava, observava e sempre tinha algum errinho; sempre estava faltando um detalhe...

Em uma dessas etapas, em um evento do circuito mundial em Fortaleza, tinha certeza que nada daria errado. Cheguei bem cedo na arena e tinha absoluta certeza que dessa vez ele não iria encontrar nenhum tipo de erro. Cheguei cedo, peguei tudo, revisei tudo, passei e repassei todo o chek-list, enfim, tinha certeza que nada daria errado neste dia, estava todo orgulhoso e certo que não tinha nenhum tipo de erro.

Ao chegar, meu chefe me fez a mesma pergunta de sempre – “o que tem de erro hoje? – Parei, pensei e respondi, “ hoje tenho certeza que não há nenhum tipo de erro. - Ele olhou bem, observou a arena inteira e me indagou – “Se não há erros por que a bandeira daquele país (apontando a bandeira) está de cabeça para baixo?” - Tomei todas as precauções, mas não fiquei atento a um detalhe de total importância, por mais que tenha me preocupado, uma parte ficou para trás. Em eventos, sempre tem algum detalhe que fica para trás, às vezes pode não estar ligado as suas funções específicas, mas quando você faz parte da organização de um evento você tem que sempre estar atento e chamar a pessoa responsável por aquela determinada tarefa, sempre apontando o erro, tentando ensiná-la a modificar suas atitudes de forma simples e respeitosa.

Sempre há a necessidade de prestar atenção no contexto como um todo, e para isso deve-se mostrar os caminhos para melhorar. Aprendi muito com os ensinamentos e sempre lembro desse meu chefe com total respeito e admiração.


VIVENDO O ESPORTE - Já que entramos no assunto “gestão de pessoas”, como você faz para trabalhar orientando um grupo em eventos esportivos? Como delegar funções e entender as pessoas?


JESSÉ OLIVEIRA - Aqui no evento, o nosso diretor geral é quem define algumas situações em relação a esse tema. Nós oferecemos uma proposta pra ele com pessoas para trabalhar no evento. Essas pessoas, normalmente, já são conhecidas e já trabalharam em eventos anteriormente. São pessoas que acreditamos ter a capacidade profissional para estar trabalhando inseridos na proposta do COB e, com isso, planificamos as qualidades que são esperadas junto às funções e habilidades das pessoas selecionadas.

Também é uma pratica comum trazer pessoas novas para conhecer o nosso ritmo de trabalho, dando condições e treinamento para futuros eventos. Nos eventos temos o grupo de funcionários do COB e aqueles que vêm para trabalhar em eventos específicos.

Uma das coisas que eu acho muito interessante é a proposta que viemos montando desde 2002, a aposta no voluntariado na área esportiva. Estávamos acostumados a ouvir falar de voluntários na área da educação, saúde e cultura, mas o voluntariado na área esportiva foi uma inovação no COB. Achávamos que as pessoas não iriam trabalhar bem pelo fato de estarem presentes nos eventos como voluntários, mas ao contrário disso, trabalham de maneira organizada e com seriedade. Em 2002 teve um Sul Americano e apostamos nessa idéia, “colhemos” os resultados nos Jogos Pan e Parapanamericanos com a presença de aproximadamente 20.000 voluntários.

Temos voluntários que estão conosco desde 2002, muitos deles já foram contratados como estagiários no COB e para trabalhar nos eventos. São vários os contratados. Esses voluntários não são apenas da área da educação física, temos voluntários da área médica, de jornalismo, administração, jurídica, turismo, operacional, entre outras.
Acredito neste projeto e acho muito bonito quem trabalha junto as Olimpíadas Escolares, um momento fantástico para a formação de quem está em fase de desenvolvimento no meio esportivo.

Voltando a pergunta, para orientar qualquer grupo de trabalho, é importante tratar todos com respeito reconhecendo os limites de cada um. Como dito anteriormente, as funções são distribuídas conforme o perfil profissional que cada pessoa apresenta e já conhecemos com antecedência. Para entender as pessoas, primeiro é necessário ser um pouco mais paciente do que de costume (isso às vezes é o mais difícil devido à dinâmica do evento) e usar a razão em vez da emoção.